FCA e Peugeot unidas

Agora é definitivo. A FCA – Fiat Chrysler- e a Peugeot assinaram um acordo de fusão, nesta quarta-feira (18/12). Segundo o comunicado conjunto, a união cria o quarto maior fabricante de veículos em volume e o terceiro maior em receita. O novo grupo terá vendas anuais unitárias de 8,7 milhões de veículos, com receitas combinadas em torno de 170 bilhões de euros.

Carlos Tavares (E), Ceo da PSA, com o executivo da FCA, Mike Manley

O novo grupo reúne as marcas Abarth, Fiat, Jeep, Dodge, Lancia, Ram, Chrysler, Alfa Romeo, Maserati, Peugeot, Citroën, DS, Opel e Vauxhall, produzirá  desde automóveis de luxo, premium até SUVs , picapes  e utilitários leves.  Entre os objetivos estão o de otimizar as plataformas de veículos, novas famílias de motores e novas tecnologias.

A negociação entre as duas montadoras foi divulgada em outubro. Desde o início estava definido que a participação seria de 50/50. A empresa controladora terá sede na Holanda, presidida por John Elkann, enquanto o executivo-chefe da Peugeot, Carlos Tavares, será o CEO com um mandato inicial de cinco anos.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − oito =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.