Fim de ano é hora de fazer as malas e sair de férias. Mas antes de colocar a bagagem no porta-malas do carro e sair pela estrada, é fundamental ir até o mecânico de confiança para a revisão preventiva. Será essa manutenção que evitará as surpresas do meio do caminho.
Quando se fala em revisão e manutenção preventiva, o sistema de freios tem papel importante. Por isso, é necessária a verificação do sistema que é composto por diversos componentes como pastilhas, discos, sapatas, tambores e fluido de freio.
Segundo Raulincom Borges da Silva, coordenador de assistência técnica da TMD Friction, o uso constante dos freios resulta no desgaste natural das peças e por isso a recomendação é verificar a condição para garantir a eficiência da frenagem. “ É preciso checar o nível do fluido de freio caso esteja abaixo do mínimo, é necessário verificar se há vazamentos. Também é recomendado fazer a inspeção no sistema de freio, já que isso pode indicar desgaste natural das pastilhas de freio” diz o especialista.
“Sem as pastilhas, o veículo simplesmente não freia. Os componentes são responsáveis pela ação necessária para parar o movimento de rotação das rodas do veículo. Antes de viajar, cheque se não estão desgastadas ou com algum ruído estranho. A espessura útil do material de atrito das pastilhas com o disco de freio não pode ter menos de três milímetros. É importante lembrar também que elas não devem ser lixadas quando sua superfície está com aspecto vitrificado, o mais indicado mesmo é fazer a troca. Quando realizada a substituição dos itens, o motorista deve evitar frenagens muito bruscas nos primeiros dias”, alerta.
Outros componentes que devem ser verificados são os discos e os tambores de freio. Eles não devem exceder a espessura abaixo da mínima especificada pelo fabricante do veículo. Isso pode ocasionar sérios problemas, já que durante a frenagem o componente precisa estar em boas condições para enfrentar altas temperaturas e esforços mecânicos extremos.
Raulincom Borges da Silva ressalta que existem outros itens que devem integrar a lista de revisão como pneus, sistema elétrico e filtros. “ É preciso verificar se lanternas, faróis, luz de ré, setas e pisca alerta estão funcionando de forma adequada. Os equipamentos de segurança como triângulo, macaco e chave de roda também devem estar em bom estado, assim como os pneus e estepe. A condição das palhetas dos limpadores de vidro e do desembaçador deve ser observada antes de pegar a estrada”, finaliza.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo