A Volvo está lançando no Brasil os híbridos S60 e XC 60, ambos na versão Polestar Engineered, e contam com um motor Drive-E Turbo Supercharger de dois litros e quatro cilindros, que produz 320 cavalos de potência, e um propulsor elétrico de 87 cv alimentado por uma bateria de íons de lítio de 11,6 Kwh. Juntos, geram 407 cavalos de potência e torque de 640 Nm. O S60 tem preço sugerido de R$ 309.950 e o XC60 sai por R$ 335.950.
Essa versão Polestar Engineered diferencia pelo design externo mais esportivo, emblema destacado na grade, para-choque exclusivo, acabamento em preto brilhante nas janelas e espelhos retrovisores, roda esportivas de alumínio de 19 polegadas para o sedã S60 e pneus 235/40 R19. Já o XC60 tem um conjunto de 22 polegadas (pneus 265/35 R22), além de pinças douradas dos freios Brembo no S60 e Akebono no XC60, além dos discos com parafusos aparentes fixados ao centro.
Ambos são equipados com chassi Polestar que tem molas mais rígidas e podem abaixar ou elevar a carroceria de 10 mm a 15 mm, amortecedores Öhlins, ajustados para desempenho independente da irregularidade do piso.
Iluminação de Led do conjunto de faróis é programada para evitar o ofuscamento da visão dos motoristas que vêm em sentido , tem também o nivelamento automático do facho do farol de acordo com o número de ocupantes e o carregamento do veículo, sistema Automatic Bending Lights (ABL), que direciona os faróis automaticamente em até 30 graus para os lados, facilitando a visão nas curvas.
Condução
Os dois veículos permitem ao motorista modos de condução. Para isso, basta selecionar em um botão localizado entre os bancos dianteiros uma das configurações: Pure- condução econômica para uso urbano, onde é priorizado o motor elétrico. Hybrid uso cotidiano com o auxílio dos dois motores. Power- condução esportiva, e AWD (All Wheel Drive – para tração permanente.
Os veículos vêm equipados com cabo de 4,5 metros para carregamento de uso doméstico. A carga total da bateria é feita em três horas em uma tomada de 220 V.
De série tem bancos esportivos revestidos com couro, volante esportivo em couro com aquecimento, paddle shits, pedaleiras em alumínio, sistema City Safety – assistente de direção para ajudar nos casos em que o motorista comece a esterçar o volante para desviar de uma iminente colisão, sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.
Tanto o S60 quanto o XC60 trazem sistema de alerta de ponto cego (BLIS),controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com assistente de direção (Pilot Assist) até 130 km/h e controle de distância do veículo à frente.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo