A Fiat encerrou a produção da station wagon Weekend. Foram 23 anos e mais de 530 mil unidades comercializadas. A saída de cena do veículo permitirá a montadora investir em três no vos modelos, sendo dois deles no segmento dos Suvs.
Lançado em 1997 , o então Palio Weekend trouxe novidades para o segmento de peruas, além de criar um novo- off road light- com a linha Adventure, que tinha o sistema Locker (primeiro veículo 4×2 com bloqueio do diferencial) e uma versão 100% elétrica.
Nestas duas décadas de fabricação a linha Weekend passou por reestilizações , algumas assinadas pelo estilista italiano Giorgetto Giugiaro, que deu ao veículo uma aparência mais robusta.
Em 2008 surgia uma versão elétrica desenvolvida com a Itaipu Binacional. O motor tinha potência de 15 Kw (20 cv) e torque de 50 Nm (5,1 Kgm). Alimentado por uma bateria de níquel, situada no fundo do porta-malas, garantia autonomia de 120 Km.
A última reestilização ocorreu em 2012. Era o sinal que faltava pouco para sair de linha. Até porque, os Suvs atraiam cada vez mais o consumidor brasileiro.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo