O Bronco vem aí

Os saudosistas devem estar contando os dias para um lançamento da Ford. A expectativa gira em torno da nova geração do Bronco, um Suv lançado pela montadora em 1966 , que fez sucesso principalmente nos Estados Unidos. O  veículo teve sua produção encerrada em 1997.

A nova geração é testada pela Ford em várias condições de terreno, principalmente onde ele se destacava mais, no piso irregular. Afinal, o jipinho nasceu com o espírito aventureiro, típico de um 4X4. A montadora chegou a levar para o Salão de Detroit, nos Estados Unidos, em 2004, uma versão conceito que encheu esperança os americanos.

 Não muito conhecido no Brasil, o Bronco surgiu como um off-road compacto, com 3,85 m de comprimento, contava com um motor 2.8 de seis cilindros e transmissão manual de três marchas. A primeira geração  tinha ainda as opções de motor V8 e transmissão automática.

Sem grandes rebuscamentos, ele tinha um design  simples e aparência robusta, carroceria de linhas retas e faróis redondos, nas versões perua de três portas, picape e roadster aberto sem portas. O interior seguia o mesmo padrão de simplicidade, no entanto, podia ser melhorado com vários acessórios, desde bancos, tacômetro, rádio, engate de reboque, tanque auxiliar de combustível e guincho até equipamentos profissionais e de camping.

Em 1967, a perua ganhou o pacote opcional Sport, com itens cromados e o nome Ford na grade pintado de vermelho, depois transformado em modelo de série. A versão roadster saiu de linha em 1968 e a picape, em 1972, concentrando a produção na versão perua.

Gerações

A segunda geração (de 1978 a 1979)  mudou de segmento, passando para o de SUVs grandes, crescendo 71 cm no comprimento, 28 cm na largura e 10 cm na altura. Tinha como base a F-100 4×4, em versão encurtada. O teto rígido removível, era produzido em fibra e cobrindo apenas a área dos bancos traseiros, em vez da peça inteiriça de aço, continuou a ser uma característica do utilitário, assim como as três portas, o eixo rígido dianteiro e a tração 4×4.

Era equipado com motor V8, de 5,8 ou 6,6 litros, capacidade para seis passageiros, com banco inteiriço opcional dianteiro. Só que a geração durou pouco tempo.

Para a terceira geração do Bronco, produzida entre 1980 a 1986, a Ford se baseou na F-150, conservando a distância entre-eixos de 2,64 m. O veículo ganhou suspensão dianteira independente, voltou a oferecer um motor seis cilindros de 4,9 litros, ao lado do V8. Em 1982, o oval azul na grade dianteira substituiu as letras Ford no capô.

Uma mudança significativa aconteceu na quinta geração-de 1992 a 1996- que teve seu design renovado, além de receber vários itens de segurança, como cintos traseiros de três pontos, vigas de portas reforçadas e airbag do motorista de série. Também por questão de segurança, a capota deixou de ser removível.

A renovação não impediu que a Ford encerrasse  sua produção, deixando órfãos milhares de  apaixonados pelo Suv.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

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