Nada mais irritante do que o motorista chegar no carro e ver que a roda foi roubada. Mas o ´problema pode ter seus dias contados, já que a Ford Europa está personalizando as porcas das rodas. Para isso, vem utilizando a impressão 3D.
A empresa desenvolveu uma tecnologia que permite personalizar as porcas de fixação, usando a voz do cliente ou detalhes do próprio veículo para criar um desenho único e extremamente difícil de copiar. Para tirá-las é preciso uma chave ou um adaptador especial. Mesmo assim, sua proteção é limitada.
Desenvolvido em conjunto com a empresa EOS, as porcas são confeccionadas com desenho baseado na voz do motorista – que assim como a íris e a impressão digital pode ser usada na identificação biométrica. Os engenheiros gravam a voz do motorista por no mínimo um segundo, dizendo algo como “eu dirijo um Ford Mustang”, e usam um software para converter essas ondas sonoras em um padrão físico. Este padrão então é transformado em um círculo e usado para desenhar o entalhe da porca e da chave.
A porca e a chave são impressas em 3D como uma peça só, em aço inoxidável resistente a ácidos e à corrosão. O design inclui também recursos de segurança para evitar a cópia ou clonagem da peça. Os dentes internos da porca têm espaços desiguais que se alargam no fundo para evitar moldes de cera, pois o material se quebra ao ser puxado.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo
Oi, muito interessante o seu blog! Gostei!
.
Isto me leva a acreditar que tenho muito a entender nesta vida.
rsss