Hora certa de trocar o filtro de ar condicionado

Todos os componentes de um veículo tem sua vida útil, inclusive o filtro do ar condicionado. Ele é responsável por reter as impurezas que passam pelos dutos de ventilação. Porém, alguns motoristas desconhecem sua existência, muitas vezes o equipamento não recebe a manutenção necessária, o que pode provocar consequências perigosas para a saúde dos passageiros.

Quando a troca do filtro não é realizada no tempo adequado, a concentração de poluentes dentro de um veículo pode ser muito maior que fora dele, podendo causar doenças alérgicas e respiratórias graves, como crises de rinite, sinusite, asma, bronquite e até pneumonia.

Segundo Plinio Fazol, gerente de marketing e da Tecfil  o equipamento tem uma vida útil que deve ser respeitada. “Quando o filtro de cabine fica velho, ele perde eficiência, e as partículas de sujeira e bactérias começam a impregnar os dutos de ventilação. Com isso, todo o ambiente interno do veículo é contaminado, e os ocupantes passam a respirar um ar muito poluído”, diz.

O executivo orienta que existem indícios que alertam o proprietário do veículo sobre a hora da troca. “Ter estes prazos em mente é importante para fazer uma averiguação periódica, mas existem alguns indícios que podem ajudar os usuários a saberem se está na hora de trocar o filtro. Entre eles, estão a redução do fluxo de ar, a presença de odores desagradáveis e as partículas visíveis nas saídas de ar condicionado”, finaliza.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + dez =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.