Volvo lança nova geração de caminhões

A Volvo está lançando na Europa sua nova linha de caminhões formada pelos modelos FH, FM e FMX, que trazem uma série de inovações tecnológicas como ajuste automático de  farol alto, reconhecimento de placas de sinalização e câmeras de ponto cego. Não há previsão de lançamento no Brasil ou na América Latina.

Essa geração de pesados ganhou novos faróis no formato de V, nova grade, um design mais imponente. A cabine também recebeu melhorias e ficou maior, cerca de um metro cúbico , visibilidade ficou melhor devido as janelas maiores, linha de porta rebaixada e novos espelhos.

O painel foi atualizado e os instrumentos agora são totalmente digitais, inseridos numa tela de 12 polegadas. As funções podem ser controladas por meio de botões no volante, por controle de voz ou touchscreen. Há também um display secundário de 9 polegadas para informações complementares, navegação, monitoramento de câmeras e entretenimento.

Entre os equipamento de segurança estão o Ajuste Automático de Farol Alto que abaixa os faróis automaticamente em rodovias, de acordo com o tráfego contrário ou proximidade com veículos à frente.

Reconhecimento de placas, conta com um sistema de reconhecimento da sinalização rodoviária. Avisos de placas de ultrapassagem proibida, limite de velocidade e outros são captados e exibidos também no painel de instrumentos, e Câmera de ponto cego que projeta as imagens no display secundário do painel .

Os veículo  são equipados com motores a gás (GNL)  e a diesel.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.