A BMW traz para o Brasil a terceira geração da moto S 1000 RR. Com preço sugerido de R$ 91.950 , ela chega toda renovada e pesando menos 11 quilos, em relação a geração anterior. Equipada com um novo motor de quatro cilindros em linha e alto desempenho de 207cv, a 13.500 rpm, e 113 Nm de torque máximo, a superesportiva ganhou um design mais sofisticado, mas sem perder sua essência.
Faróis em Led, também na lanterna traseira, as luzes de mudança de direção e de freio estão integradas em uma única unidade. O tanque de combustível está mais estreito e acomoda melhor a os joelhos.
A moto oferece modos de pilotagem. Na estrada é possível escolher entre Rain, Road, Dynamic e Race. Mas para quem preferir sentir o espírito da S 1000RR a opção é o modo Pro, que oferece três modos adicionais de pilotagem (Race Pro 1-3) que são altamente programáveis. Isso permite um ajuste individual das funções de gerenciamento dos sistemas, como controle dinâmico de tração DTC, ABS e deslizamento das rodas, bem como a curva do acelerador e o freio do motor. Outros recursos do Modo Pro são o Launch Control (Controle de Tração) para arrancadas e o Limitador de Pit Lane para aderência ideal às velocidades no pit lane.
A renovação passou ainda pelo painel de instrumentos que oferece ao piloto telas personalizadas para diferentes utilizações e necessidades. A tela Pure Ride mostra todas as informações necessárias para o uso regular na estrada, enquanto as três telas Core são projetadas para uso nas pistas de corrida, com o conta-rotações exibido em forma analógica (Core 1 e 2) ou então como um gráfico de barras (Core 3).
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo