Covid-19 reduz uso do carro

A pandemia da Covid-19  reduziu o uso de carros na rua. É o que mostram dados do VAI (Vehicle Artificial Intelligence), sistema de conectividade automotiva da Wings. Segundo o levantamento,  84% dos usuários da tecnologia reduziram seus hábitos de uso semanal durante o mês de março.

Foram pesquisados 1.435 veículos conectados ao sistema na última semana de março, entre os dias 25 e 31, apontando que o tempo médio do brasileiro ao volante foi 58% menor, por exemplo, ao registrado de 3 a 10 de março, antes das medidas de isolamento social. No total, a média de minutos gastos no carro por dia caiu de 125 para 52.

Nos resultados por estado, o Distrito Federal foi o que mais reduziu os hábitos de condução com a pandemia, seguido pela Bahia (90%) e Rio de Janeiro (87%).

Segundo a Wings, aproximadamente 40% dos carros analisados fizeram um máximo de duas viagens diárias com os veículos.No Rio de Janeiro, por exemplo, apenas 15% da frota realizava no máximo dois deslocamentos por dia na primeira semana do mês, enquanto no último período de março, 52% dos carros passaram a fazer apenas duas viagens. Já na Bahia e em São Paulo a porcentagem de carros que passou a fazer dois deslocamentos por dia na última semana de março saltou de 7% e 15%, respectivamente, para 40%.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.