Caminhões à gás da Scania começam a rodar pelo Brasil

Se você é daqueles que torcem o nariz quando o assunto e veículo à GNV, deve estar surpreso de ler essa notícia. É isso mesmo. A Scania acaba de entregar os quatro primeiros caminhões à gás para clientes brasileiros, dois para a RN Express e dois para a Jomed Log, todos modelo R 410 6×2. Os quatro serão usados pelas duas empresas paulistas no transporte de produtos da L’Oréal.

A RN Express foi quem comprou o primeiro caminhão movido a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano do Brasil, na Fenatran, em outubro de 2019. Os dois R 410 serão usados na rota São Paulo-Rio de Janeiro. A empresa ainda atende os clientes Nespresso, Samsung, HP, Nestlé, Starbucks e outros. Da mesma forma, a Jomed Log comprou seus dois modelos na Fenatran, para transferir cargas para a L’Oréal em rota similar.

Os caminhões à gás da Scania possuem motores ciclo Otto especialmente desenvolvidos para rodar com exclusivamente com GNV e biometano, ou usando uma mistura de ambos. Segundo a Scania, o desempenho e a força são semelhantes ao caminhão a diesel, porém 20% mais silenciosos.

Segurança
Não é raro ver nas rodovias brasileiras carretas tombadas. Quando o assunto é caminhão à gás, fica dúvida: é seguro? E se tombar? Não explode? Paulo Genezini, gerente de Pré-Vendas da Scania no Brasil, explica que os caminhões são equipados com três válvulas de segurança, uma para pressão, uma para vazão e uma para temperatura, que monitoram os cilindros. “Em caso de alteração na vazão, temperatura ou pressão do cilindro as válvulas vão atuar de modo a evitar a explosão. E se houver rompimento do cilindro não há perigo nenhum; o gás vazará para atmosfera sem risco de explosão. O gás só explode se houver aumento da pressão e não houver lugar para se expandir. Na atmosfera não há risco de explosão”, afirma.

Genezini explica ainda que os cilindros são certificados pelo Inmetro e tem um processo de fabricação que garante uma grande robustez. Além disso, tal como os automóveis convertidos à GNV, os caminhões devem passar por inspeção de segurança anual, por empresas acreditadas pelo Inmetro, para obter o licenciamento do veículo.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto alexandre@farolalto.com.br

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