Pedágios passam a aceitar cartão de crédito

As praças de pedágio operadas pelas concessionárias Ecovias (Sistema Anchieta-Imigrantes), e Ecopistas (Corredor Ayrton Senna-Carvalho Pinto), passaram a aceitar pagamento com cartão de crédito e débito, desde que tenham a tecnologia NFC (Near Field Communication), que possibilita o pagamento por aproximação sem a utilização de senha para valores inferiores a R$ 50. O sistema possibilita também o pagamento com relógios e pulseiras que estejam equipados com a tecnologia.

Segundo as concessionárias, a adoção do novo meio de pagamento amplia a proteção contra o coronavírus, por reduzir o contato entre o operador da cabine de pedágio e o motorista e evitar a manipulação de dinheiro.

As 11 praças de pedágios operadas pelas duas concessionárias – sete da Ecovias e quatro da Ecopistas, as principais delas instaladas nas rodovias Anchieta (SP-150), Imigrantes (SP-160), Ayrton Senna e Carvalho Pinto (SP-070) – terão sinalização indicativa nas cabines que aceitam essa modalidade de pagamento. 

Ao chegar no local de cobrança, o motorista confere o valor que aparece no visor da maquininha instalada do lado de fora da cabine e, em seguida, aproxima o cartão do leitor. O NFC transmite uma espécie de código que somente a maquininha e o cartão têm acesso e conclui a operação em alguns segundos. Depois aparecerá na tela a mensagem de que o pagamento foi aceito e a cancela será liberada instantaneamente, sem o motorista precisar ter contato direto com o operador de pedágio, dinheiro ou ter que digitar sua senha na máquina.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto alexandre@farolalto.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + 11 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.