Novo 500 ‘la Prima’ é lançado na Europa por 34.900 euros

Em março, a Fiat apresentou em Milão, na Itália, o Novo 500 elétrico. Na época, foi uma edição numerada e conversível. Agora, acrescenta à gama uma segunda edição de lançamento do hatchback elétrico.

Com linhas ainda mais suaves e arredondadas do que a geração anterior, o Novo 500 “la Prima” mantém em mente a sensação alegre do “Cinquino”, um ícone com traços únicos na indústria automotiva global, trazendo uma necessária leveza em contraponto à crescente complexidade – e, às vezes, limitações – de dirigir na cidade.

No momento em que se espera que a mobilidade seja mais sustentável, conectada e autônoma, a terceira geração do Fiat 500 destaca o design e o prazer de dirigir. Não se trata apenas de uma revolução, mas da “reencarnação” de um espírito, capaz de inspirar renovação. Regras e regulamentos não são suficientes para uma verdadeira revolução, mas sim algo icônico como o Novo Fiat 500. Semelhante ao que ocorreu no período pós-guerra, quando a primeira geração do Cinquino deu vida à mobilidade em massa, o mesmo ocorre agora com o Novo 500, canalizando a positividade e a alegria de viver para oferecer ao público uma nova dimensão à mobilidade urbana elétrica.

Junto com o sistema de carregamento easyWallbox, o Novo 500 “la Prima” custa 34.900 euros.

Teto solar panorâmico
O novo modelo é marcado pelo sofisticado teto solar panorâmico de vidro. A traseira dispõe do clássico bagageiro e um novo spoiler, agora mais acentuado, aperfeiçoando a eficiência aerodinâmica. São três cores exclusivas inspiradas nos elementos da natureza: verde oceano (perolado), que lembra o mar; cinza mineral (metálico), remetendo à Terra; e azul celeste, lembrando tons do céu. Todos saem da fábrica com faróis de LED, rodas diamantadas de 17 polegadas, inserções cromadas nos painéis laterais e painel, além de banco com couro ecológico.

Design “la Prima” 
A inconfundível silhueta do veículo mostra o perfil superior da cabine combinada com a inclinação característica da traseira. Destaque para o espaço interno, que evoluiu na terceira geração.

Aperfeiçoada para melhorar a eficiência aerodinâmica e a autonomia, a carroceria ficou ainda mais dinâmica e atraente. A porta do bagageiro, com a sua ampla curvatura, assume uma presença mais marcante. As superfícies simples e sinuosas tornam o veículo ainda mais elegante e escultural.

A área acima da placa inclui o característico friso cromado, com moldura simples e fluida. Mais acima, o novo logotipo da FIAT acrescenta um toque de prestígio ao metal. Por fim, os símbolos e as linhas horizontais na tampa traseira lembram os faróis, destacando a largura do carro.

Autonomia e características
A autonomia e o tempo de carregamento são duas questões importantes para os clientes. As baterias de íons de lítio, com capacidade de 42 kWh, oferecem ao Novo 500 um alcance de até 320 km no ciclo WLTP.

Para otimizar o tempo de recarga, o Novo 500 possibilita carregamento rápido de apenas 5 minutos para chegar em uma reserva de energia suficiente para percorrer 50 quilômetros, o que é considerado mais do que o necessário para o uso diário médio. Esse sistema também pode reabastecer a bateria em 80% em apenas 35 minutos.

A tomada inteligente “Combo 2”, localizada no painel lateral direito do veículo, permite o carregamento tanto em AC como em DC. Ela é denominada tomada ‘inteligente’ por causa da possibilidade de programação de carregamento e do fornecimento de informação sobre o estado de carga da bateria. Estão ainda disponíveis soluções de carregamento domésticas. 

As versões hatch e conversível do Novo 500 “la Prima” incluem o easyWallbox, um sistema de carregamento que pode ser conectado à rede elétrica em casa.

A ENGIE Eps desenvolveu este dispositivo para a FCA, que será comercializado pela Mopar nos principais mercados europeus. É uma solução simples e acessível para instalação, que pode ser gerenciada via Bluetooth, permitindo carregar seu carro imediatamente em casa com até 2,3 kW de energia de carregamento. Também leva em consideração outros aparelhos domésticos sendo usados ​​enquanto você carrega o veículo.

Melhor ainda: o easyWallbox está preparado para um upgrade de potência até 7,4 kW. O modelo é também fornecido com cabo “Modo 3”, que permite o carregamento tanto em casa como em postos públicos até 11 kW.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto alexandre@farolalto.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.