Volvo XC40 Plug-in Hybrid chega por R$ 245.950

Volvo híbrido plug-in não é novidade no Brasil. É para poucos, mas já faz algum tempo que os modelos com dois motores, um elétrico e outro a combustão, circulam pelas ruas dos bairros mais abastados do País. Mas, agora esta opção passa a ser um pouco mais acessível (só um pouquinho), com o lançamento do XC 40 T-5 R-Design Plug-in Hybrid (ufa!).

O modelo de entrada dos SUV da Volvo finalmente ganha versão com motor híbrido plug-in. É um T-5, bem menor e menos potente do que o T-8 que equipa os modelos maiores da linha XC (XC 60 e XC 90), e conta com potência combinada de 407 cv (320 cv do motor 2.0l mais 87 do motor elétrico).

No XC 40, a Volvo escolheu um motor a combustão de 1.5l turbo, de 180 cv, e um elétrico de 82 cv. Somados, desenvolvem potência total de 262 cv e 425 Nm de torque máximo. A transmissão é de dupla embreagem, com sete marchas. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,3 segundos.

O preço do XC 40 híbrido é alto: R$ 245.950. Por R$ 44.000 a mais, é possível comprar a versão de entrada do XC 60 híbrido, a Momentum. Mas, a versão R-Design do XC 40 é melhor equipada.

Os destaques ficam por conta do teto solar panorâmico, farol alto automático, rodas de 20 polegadas, sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert, sistema de áudio Harman Kardon® Premium Sound de 600W e carregamento de smartphone por indução.

Em comum, o XC 40 R-Design e o XC 60 Momentum trazem painel de 12,3” é personalizável e integrado com a central multimidia de 9” touchscreen com Apple Car Play e Android Auto, Pilot Assist que em junto com o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) mantém a velocidade e uma distância pré-definida do veículo à frente, corrigindo a direção para manter o carro na faixa (até 130 km/h); City Safety (sistema de frenagem automática), LKA, sistema de alerta de mudança de faixa com assistente de direção; HSA; assistente de partida em aclives; HDC, assistente de descidas, além dos alertas de colisão dianteiro e traseiro. Contam também com abertura e fechamento elétrico do porta-malas com Hands-Free, ar-condicionado Dual Zone, e bancos elétricos.

Sistema híbrido
O motor elétrico do XC 40 permite rodar até 47 km sem auxílio do motor a combustão, até o esgotamento da bateria. Para carregar as baterias de íons Lítio com 10.7 kWh existem quatro caminhos: acionando a tecla ‘Charge’ no console (dá até 30% de carga com o acionamento do motor a combustão), nas frenagens e desacelerações, posicionando a alavanca de câmbio na posição B e plugando o cabo em uma tomada 220 V/16 A (3h a 3,5h para carregamento total).

O sistema T5 Twin Engine pode ser otimizado para privilegiar a redução dos gases poluentes e configurado de acordo com as opções do motorista:

Hybrid – Uso cotidiano. Utilização combinada do motor elétrico e combustão otimizando potência e consumo de combustível.

Pure – Condução econômica – 100% de uso do motor elétrico, baixo consumo e emissão zero. Indicado para uso urbano.

Power – Condução esportiva – Potência e torque máximo disponível com respostas mais rápidas do acelerador e trocas de marcha Sport com foco em performance.

Off-Road – Para condução em terrenos fora de estrada entre 20 e 40 km/h.
Individual – O motorista escolhe as suas preferências de condução.

O XC 40 híbrido tem garantia de dois anos, mas as baterias são garantidas por 5 anos pela Volvo. As vendas já foram iniciadas, com entregas previstas para julho e agosto.

Outras versões do XC 40 híbrido estão nos planos da marca, assim como acontece com o XC 60 e o XC 90. A montadora espera que a versão híbrida do XC 40 chegue a 30% da gama.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto alexandre@farolalto.com.br

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