A volta do Defender: R$ 400.750

Nem todo fã de off road gosta de pular como uma mola dentro do carro. E a Land Rover entendeu o recado ao projetar o novo Defender, que perdeu o visual bruto, mas ganhou conforto e tecnologia.

À primeira vista, o novo Defender não empolga. O design marcante deu lugar a uma carroceria típica de SUV urbano, com para-choque integrado à carroceria, sem rebites nem dobradiças aparentes. Ficou ‘moderno’.

Mas, segundo a Land Rover, isso não tira o brilho off road do modelo. A marca informa que durante o desenvolvimento, protótipos cobriram mais de 1,2 milhões de quilômetros através dos locais mais remotos e severos do mundo.

Gasolina
O novo Discovery chega com motor gasolina ao invés do turbo diesel. Trata-se do Ingenium 2.0l, turbo, com 300 cv de potência e 40,8 kgmf de torque máximo. Apesar de ter durabilidade menor do que o diesel, o motor a gasolina é mais confortável em níveis de ruídos e aspereza. Acoplado ao motor, uma transmissão automática de oito marchas ajuda ainda mais no conforto.

Historicamente há dois modelos do Discovery (2 portas/90 polegadas de entreeixos e 4 portas/110 polegadas de entreixos), mas apenas a 110 está disponível no Brasil, em três versões de acabamento: S, a partir de 400.750; SE, a partir de R$ 426.750; e a topo de linha, HSE, por R$ 461.150 (preços sem opcionais).

Tecnologia
Já deu para perceber que esta quinta geração do Defender é realmente um carro totalmente diferente dos anteriores. Mas, o que chama atenção é a quantidade de itens tecnológicos que a Land Rover instalou no modelo: suspensão a ar, capô transparente, multimídia com tela sensível ao toque, painel de instrumentos digital, e uma segunda geração do Terrain Response, sistema que detecta o tipo de terreno e configura o carro automaticamente para transpor obstáculos.

Além disso, o novo modelo conta com facilidades disponíveis em carros de luxo, como Controle de Cruzeiro Adaptativo e o Monitor de Colisão Traseiro (de série na versão HSE), Blind Spot Assist, Rear Traffic Monitor e Clear Exit Monitor (a partir da versão SE).

Off road
Com suspensão a ar, a capacidade off road é elevada, auxiliada por um sistema chamado Adaptive Dynamics, que monitora os movimentos do veículo 500 vezes por segundo, para fazer o modelo reagir quase instantaneamente às condições de piso e dirigibilidade, e proporcionar maior controle e conforto ao motorista.

Ele também detecta condições off road, otimizando a altura de suspensão automaticamente de acordo com o momento. O sistema de ar pode elevar a carroceria a até 145 mm, quando necessário. Com isso, consegue obter 110 ângulos de aproximação, partida e saída de 38, 28 e 40 graus (altura off-road), respectivamente.

A nova arquitetura da carroceria oferece 291 mm de distância do solo – 20 mm mais alto do que em qualquer SUV da Land Rover -, com capacidade de transposição em trechos alagados de até 900 mm, sustentada pelo novo Wade Programme do sistema Terrain Response 2.

A combinação de carga útil máxima de 900 kg, teto estático de até 300 kg, e capacidade de reboque de 3.500 kg.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto alexandre@farolalto.com.br

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