Abeifa: Vendas de veículos importados caem 24,3%

As vendas de veículos das empresas associadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, registraram queda de 24,3% no primeiro semestre de 2020 em comparação ao primeiro semestre de 2019. Este ano, foram licenciados 23.285 veículos ante 30.743 unidades nos seis primeiros meses do ano passado.

Para o presidente da Abeifa, João Oliveira, os motivos para o mau resultado são a pandemia da covid-19 juntamente com a alta do dólar e a queda de juros da taxa Selic. Neste cenário, Oliveira pleiteia junto ao governo federal uma política mais liberal junto ao setor, com redução do imposto de importação de 35% para 20%.

Como justificativa, Oliveira afirma que a redução de imposto ajudaria as empresas associadas a manter o nível de vendas, que podem cair ainda mais caso o cenário atual se mantenha. “Vender menos significa menor arrecadação de impostos”, diz o executivo.

No início do ano, a Abeifa estimava aumento de vendas na ordem de 30%, com expectativa de trabalhar com dólar a um câmbio de R$ 4,00. Agora, projeta queda de 15% para 2020, em relação à 2019.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto alexandre@farolalto.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 2 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.