Scania lança caminhão com PBT de 69 toneladas

Ter vocação para um negócio, seja ele qual for, é sempre mais rentável. Pensando nisso, a Scania desenvolveu o G 540 10×4/6 XT Heavy Tipper, caminhão vocacional com maior capacidade de carga (PBT 69t, dos quais 55t de carga líquida), para uso nos setores de mineração e construção pesada.

Por ser desenvolvido para atender as demandas mais severas da mineração e da construção pesada, a Scania informa que o novo caminhão oferece despesas operacionais e despesas de capital muitos menores, custo total de operação muito mais competitivo, e maior versatilidade na atividade, o que se traduz em aumento de produtividade, uma vez que componentes como trem de força, eixos e tecnologias embarcadas são 100% Scania.

Para tracionar, o motor conta com 540 cavalos de potência e 2.700Nm de torque, tecnologia XPI de injeção de combustível em alta pressão. O propulsor faz parte da gama de motores da Nova Geração, e segundo a Scania, chega a ser 8% mais econômico em comparação à gama anterior.

Tecnologia
Para garantir a segurança durante a operação, a Scania informa que adotou sistema de direção mais robusto e o freio ganhou um reforço para proporcionar melhor desempenho. 

O câmbio Opticruise 100% automatizado tem 14 velocidades e dispõe na alavanca do modo Off-Road, que ao ser acionado faz o propulsor girar em rotações mais amplas. A caixa de marchas é da versão GRSO935R e oferece uma resistência muito superior. O layshaft brake, freio do eixo secundário, está incorporado e garante trocas mais rápidas, seguras e suaves.

O sistema de frenagem auxiliar conta com freio hidráulico Scania Retarder com desacoplamento do rotor do trem de força, que funciona quando o sistema não estiver acionado para economizar combustível. Com potência de 4.100Nm, ele aumenta significativamente a performance da frenagem, principalmente em baixas velocidades,além de diminuir os custos de manutenção, pois reduz o desgaste do freio de serviço, das lonas e tambores, especialmente,em descidas íngremes e muito acidentadas.

Completam os itens de série, controle de tração, hill-hold (sistema de auxílio que segura o veículo em aclives, impedindo que ele recue no momento da saída), eixo traseiro com diferencial duplo, para-choque em aço com ângulo de ataque de 29º, proteção nos faróis, espelhos retrovisores reforçados e pino de reboque frontal com capacidade de 40 t. A Scania é a única que dispõe de itens customizados para o fora de estrada, como limpador de para-brisa na posição vertical, indicadores de torque dos parafusos das rodas, degrau articulado e preparação para o inclinômetro e para a estrutura física e elétrica do implemento.

Opcionais
O Heavy Tipper 10×4 pode ser equipado com alguns opcionais que garantem ainda mais segurança na operação. Entre eles, airbag no volante e airbag lateral de cortina (contra tombamento), bafômetro, que só libera a partida após testar que o condutor não ingeriu bebidas alcoólicas nas últimas horas.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto alexandre@farolalto.com.br

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