Toyota Corolla Cross chega dia 25/3, por R$ 139.990

Este é, talvez, um dos lançamentos mais esperados do ano. O novo Toyota Corolla Cross chega às concessionárias da marca no dia 25 deste mês, em quatro versões de acabamento e duas opções de motorização, com preços a partir de R$ 139.990.

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Ampla grade frontal destaca robustez do SUV Corolla

Trata-se de mais um SUV urbano no mercado, que vai dar trabalho para os já consagrados Honda HR-V e Jeep Compass, além de outros modelos rivais na mesma categoria. E, se tratando de um Toyota, é bom a concorrência abrir os olhos.

Na traseira, lanternas finas e alongadas

Sob o capô, o Corolla Cross é idêntico ao sedã. O motor 2.0 flex a combustão interna é flex, com duplo comando de válvulas variáveis, 16 válvulas, de ciclo Atkinson, que rende 177 cv de potência a 6.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 169 cv, a 6.600 giros, com gasolina. O torque máximo abastecido com etanol ou gasolina é 21,4 kgf.m a 4.400 rpm.

Design lateral com linhas clássicas de SUV

A transmissão do SUV também é a Direct Shift de 10 marchas, um CVT convencional com uma sensação de aceleração direta. Para isso, os engenheiros da Toyota acoplaram uma engrenagem mecânica que atua na arrancada do veículo, melhorando a aceleração do veículo em 1ª marcha.

Já o motor híbrido combina três motores, dois elétricos, (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgf.m de torque, e um a combustão, 1.8 flex, ciclo Atkinson, com 101 cv de potência a 5.200 rpm quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgf.m de torque a 3.600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina).

Versões híbridas contam com dois motores elétricos

Assim como no sedã, as baterias de níquel-hidreto metálico do Corolla Cross estão localizadas sob o banco traseiro, e a transmissão HybridTransaxle funciona através de planetária com engrenagem, praticamente eliminando perdas e atritos.

Interior da versão híbrida XRX, em dois tons, mais elegante

Segundo a Toyota, o Corolla Cross híbrido tem consumo de 13,9 km/l na estrada e 17 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. Com etanol, o modelo roda 9,6 km/l na estrada e 11,8 km/l na cidade. Sim, o modelo híbrido é mais econômico na cidade do que na estrada, e o motivo é simples: na cidade, o motor elétrico atua com maior frequência, principalmente nos momentos de maior perda energética, que são as arrancadas.

Interior da versão 2.0 flex XRE, mais sóbria

Além disso, possui sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria híbrida. Isso garante maior autonomia ao modelo no modo elétrico, também contribuindo para economia de combustível.

Versões
O Corolla Cross chega com duas versões para cada motorização. A de entrada XR, custa a partir de R$ 139.990 e vem com com ar-condicionado digital automático com duto traseiro, banco do motorista com regulagem para seis ajustes – altura, distância e inclinação, banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes (distância e inclinação), direção eletroassistida progressiva (EPS), computador de bordo com tela TFT de 4,2” de alta resolução, freio de estacionamento no pedal, espelhos retrovisores externos elétricos eletro-retráteis e rebatimento automático ao fechar o veículo e pisca integrado, modo de seleção de condução Sport (versões XR e XRE), rack de teto longitudinal, e sistema de áudio central multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de 8”, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets com Android Auto e Apple CarPlay. Como itens de segurança, conta com sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista), câmera de ré com projeção na central multimídia, controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), sistema de assistência ao arranque em subida (HAC), sensor de estacionamento traseiro, faróis com acendimento automático e ajuste de altura elétrico, faróis de neblina dianteiros em LED, luz de frenagem emergencial automática, alarme volumétrico e sistema universal ISOFIX para fixação de cadeirinhas no banco traseiro com ancoragem de três pontos.

Volante e painel da versão 2.0 flex XRE, com paddle shift atrás do volante

Já a XRE tem preço a partir de R$ 149.990 e vem ainda com sistema de destravamento das portas por sensores na chave (SmartEntry), sistema de partida por botão (Start Button/Push Start), limpador do para-brisa com sensor de chuva, paddle shift no volante e câmera de ré com projeção na central multimídia com linhas guias dinâmicas.

Os modelos híbridos têm nomenclatura um pouco diferente. A versão de entrada, XRV, custa R$ 172.990 e conta também com modo de seleção de condução Power, sensor de estacionamento dianteiro, alerta de ponto cego com luzes indicadoras nos retrovisores laterais e avisos sonoros, e alerta de tráfego traseiro (RCTA), além do pacote de segurança ativa Toyota SafetySense (TSS).

Painel da versão híbrida topo de linha, XRX

E finalmente a versão topo de linha híbrida, a XRX, tem preço a partir de R$ 179.990, e é equipado também com ar-condicionado digital automático Dual Zone com sistema S-Flow e duto traseiro, banco do motorista com regulagem elétrica para oito posições: altura, distância, inclinação do encosto e inclinação do assento e teto solar elétrico com função antiesmagamento.

Teto solar exclusivo da versão XRX Hybrid

Há ainda uma versão de lançamento, Special Edition, limitada a 1.200 unidades, baseada na topo de linha, XRX Hybrid, que conta com carregador por indução para celular (wireless charger) e alguns acessórios, tais como estribo lateral, soleira nas portas e bandeja do porta-malas. Essa versão acrescenta R$ 3.990 ao valor da XRX.

Porta-malas de 440 litros

Toyota SafetySense (TSS)
O pacote de segurança ativa Toyota SafetySense (TSS), disponível nas versões XRV Hybrid e XRX Hybrid, conta com um radar de ondas milimétricas combinado com uma câmera monocular para detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista. Nesse pacote, estão inclusas tecnologias como:

Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS)
Detecta veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, ele alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos causados por elas. Como novidade, o sistema agora passa a detectar também pedestres e ciclistas.

Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (LTA), com função de Alerta de Mudança de Faixa (LDA)
Projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista. Este sistema também inclui a funcionalidade de condução assistida que, junto com o Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (Lane TraceAssist – LTA) observa as marcações da estrada e faz ajustes para ajudá-lo a manter sua posição, aplicando suporte de direção extra e soando um alerta sonoro.

Faróis altos automáticos (AHB)
Faróis altos automáticos (AHB) são um sistema de segurança projetado para ajudar o motorista a ver mais claramente à noite sem distrair outros motoristas. O AHB trabalha com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente e alterna automaticamente entre os faróis altos e baixos em conformidade.

Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC)
O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) é um sistema semelhante ao “cruise control” que permite a condução a uma velocidade constante pré-determinada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.

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Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto alexandre@farolalto.com.br

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