A Fiat apresentou nesta quinta-feira (23/06) o furgão Scudo, que estará nas concessionárias a partir de agosto. O modelo vem para disputar espaço outros dois integrantes da família Stellantis, a Peugeot e Citroën, que tem os furgões Expert e Jumpy, respectivamente. Aliás, a semelhança entre os três é grande, já as diferenças são quase imperceptíveis. Independente das aparências, o certo é que a marca italiana sabe que os setores de delivery e e-commerce tiveram um crescimento ainda maior nos últimos dois anos, devido a pandemia da Covid-19, que abriu oportunidade para pequenas e médias empresas.
O Scudo tem duas versões- Cargo para transportar cargas, conta com motor 1.5 turbodiesel de 120 cv e 30,6 kgfm de torque, câmbio de seis marchas, custando a partir de R$187.490, e a Multi, equipada com a mesma motorização, tem preço a partir de R$ 192.490. Já o modelo e-Scudo tem motor elétrico de 136 cv, torque de 26,5 kgfm e autonomia de 330 km, com preço a partir de R$ 329.990.
A versão diesel do furgão é montada no Uruguai (CKD), como seus dois concorrentes e parentes, enquanto a elétrica será importada da França. O Scudo chega para ocupar o espaço entre Fiorino e o Ducato, um segmento que deverá crescer ainda mais nos próximos cinco anos, segundo aposta da Fiat.
O veículo traz de série ABS, três airbags (para motorista e passageiros), ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), assistência em subidas, faróis de neblina dianteiros, cintos de segurança de três pontos com ajuste de altura e faróis em halogênio com DRL, ar-condicionado, fecho centralizado das portas, computador de bordo, retrovisores externos elétricos, vidros elétricos com one touch, ajustes de altura e profundidade do volante, ajuste de altura do assento, apoio lombar e de braço, controle de cruzeiro com limitador de velocidade e tomada 12v no compartimento de carga, e pode ser dirigido por condutor com carteira de habilitação B.
Já o e-Scud além de todos os itens que fazem parte das versões à diesel, é equipado com um seletor de modo de condução com três opções: Normal (para o melhor autonomia e desempenho); Eco (otimiza o consumo de energia) e Sport (prioriza o desempenho), câmera de ré 360º graus, central multimidia com tela de 7 polegadas, painel colorido com 3,5 polegadas, sensor de pressão dos pneus, sensor de estacionamento, freio de estacionamento elétrico e sensor de chuva.
Destinos diferentes
Montado na plataforma EMP2, o Scudo em suas duas versões atende a diferentes tipos de consumidores. No caso da Cargo, ela é voltada para o transporte de cargas, enquanto a Multi pode transportar passageiros e até ser adaptada em uma minivan com capacidade para oito pessoas, o Family Car. A partir de outubro, segundo a Fiat, algumas empresas já estarão homologadas para fazerem as adaptações como a de um motorhome, ambulância ou pet shop móvel.
Para ganhar terreno no setor, a montadora também investiu em um plano de manutenção onde as três primeiras custam R$2.700. Quem desejar um pacote maior que oferece além das revisões o Proteção itens como o kit de pastilhas de freio dianteiro, jogo de palhetas de para-brisa, alinhamento e balanceamento, e custa R$ 183 a mais na parcela ou R$ 4.850 no total. Outra opção é o Segurança, que traz ainda um ano de garantia adicional, por R$ 220 adicionais na parcela do financiamento ou R$ 5.840.
Elétrico
Primeiro modelo totalmente elétrico da marca, o e-Scudo é equipado com motor elétrico de 136 cv de potência (100 kW) e 260 Nm de torque, conta com baterias de íons de lítio de 75 kWh, de 11 kW trifásico e motor elétrico.
Segundo a Fiat em 48 minutos o veículo terá até 80% em 48 minutos. É possível também recarregar como a função de frenagem regenerativa que atua como um freio motor, o que permite conservar ou mesmo recarregar parcialmente a bateria.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo