Prêmio Selo Maior Valor de Revenda de comerciais divulga vencedores

Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania e Kia foram alguns dos destaques do Selo Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais, de 2022, realizada nesta terça-feira (21/06). Os campeões gerais foram o Mercedes-Benz Atego 2426 6×2 e o Kia Bongo K2500 obtiveram as melhores avaliações, respectivamente,  nas categorias Caminhões e Utilitários de Carga, com índices positivos de 50,9% e 48,9%, após três anos de uso.

O evento, que chega em sua oitava edição, é organizado pela agência de notícias AutoInforme, tem como objetivo certificar os veículos que tiveram maior valorização após três anos de utilização, sendo dividido em nove categorias: furgão, minibus, furgonetas, caminhoneta de carga; caminhões – semileves, leves, médios, semipesados e pesados.

Durante a entrega dos troféus aos vencedores de cada categoria, Joel Leite, diretor da agência, destacou que por dois anos a solenidade foi realizada online, devido a pandemia da Covid-19.  Lembrou que o setor foi bastante afetado e ainda se ressente dos efeitos pós-doença, como a falta de componentes para os veículos, em especial os semicondutores.

“Ainda por conta das consequências nefastas da pandemia por Covid-19 e falta de semicondutores, o setor de caminhões e utilitários não voltou à normalidade de produção. De outra parte, a demanda está superaquecida. Com isso, os compradores recorreram aos seminovos, o que explica a supervalorização desses veículos, mesmo depois de três anos de uso”, explica o jornalista.

Para chegar aos vencedores em cada categoria foi elaborado um índice de depreciação ou de valorização, sendo levando em conta os preços médios dos veículos zero quilômetro entre maio de 2019 e em maio de 2022, prazo médio de renovação de frota.  “A depreciação veicular, ou hoje a valorização, depende de vários fatores: do tamanho do veículo, da marca, da rede de revendedores, do cuidado que a marca tem em relação ao pós-vendas, ao segmento, a origem, ao fato de ter grande volume de venda, à sua aceitação no mercado. Assim, nossa expectativa é que a certificação possa servir de balizador, para uso de fabricantes e distribuidores de veículos, administradores e proprietários de frotas, bancos, financeiras e seguradoras”, revela Joel Leite.

Vencedores
Entre os Minibus a Mercedes-Benz obteve o primeiro lugar com o modelo Sprinter Van 415, que teve um percentual de valorização de 22.3%. A Master, da Renault, ficou em segundo lugar com índice de 20.5%, enquanto a Ducato (Fiat) ocupou a terceira colocação com 17.4%.

Na categoria de furgoneta de carga, a Fiat levou a primeira colocação com a Fiorino furgão, com 22% de valorização. O segundo lugar foi do Kangoo (Renault), com 18.4%, seguido da Partner, da Peugeot, com 9.7%.

O Kia Bongo K2500 recebeu a primeira colocação na categoria caminhonete de carga, com uma valorização de 48.9%. O modelo HR, da Hyundai ficou na segunda posição, com 46.6% e no terceiro lugar a Master Chassi (45.4% de valorização).

Hora dos caminhões
A briga nas categorias de caminhões foi das mais acirradas. Nos semileves a Volkswagen ganhou não só o primeiro lugar com o Delivery Express (49.5% de valorização), mas também ocupou a segunda colocação com o 6-160 Delivery, que teve 40.1%. Em terceiro lugar ficou a Sprinter 415, da Mercedes-Benz, com 37.9%.No segmento de leves a vitória foi do Accelo 1016, da Mercedes-Benz com 44.4% de valorização. Em seguida vem o 9.170 Delivery da Volkswagen (41.3%) e o Accelo 815, também da Mercedes-Benz, com 40.2%.

Nos médios o vencedor foi 11.180 Delivery (Volkswagen) com 50.4% de valorização. O segundo posto coube ao Accelo 1316 -Mercedes-Benz- com 35.5%, enquanto o Volkswagen 13.180 Delivery, com 11.7%, ocupou a terceira colocação.

Já nos semipesados a Mercedes-Benz venceu não só a categoria com o Atego 2426 6X2 e um índice de 50.9% de valorização, mas também levou o título de campeão geral. O segundo lugar coube a Volkswagen com o 30.330 Constellation 8×2, que obteve 44.8%, e na terceira posição o P-360 B 6X4, da Scania, com 43.9% de valorização.

A última categoria foi dos pesados, vencida pela Scania com o R450 4X2, com 31.9%, na segunda colocação veio o FH-540 Globetrotter 6X2 (30.1%) e o 19.360 Constellation Tractor (Volkswagen) com 29.8% de valorização.  

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

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