A frase do imperador romano Júlio César, “A sorte está lançada” serve bastante para o lançamento da Jeep no país, o Gladiator Rubicon, versão topo de linha, que chega inicialmente pelo preço de R$ 499.990. O Suv é sem dúvida a grande aposta da marca, mesmo sendo destinado à um público bem restrito. As primeiras 120 unidades já estão sendo comercializadas nas concessionárias e até o final do ano serão vendidas 300, chegando em lotes de 60 veículos a partir de agosto.
O novo Jeep é equipado com um propulsor 3.6L V6 a gasolina, de 284 cv de potência e torque máximo de 35,38 kgfm (347 Nm) e câmbio automático de 8 marchas, tração 4X4 Rock-Trac, caçamba para 1000 litros de carga e capacidade de reboque para até três toneladas.
A versão Rubicon – homenagem a uma trilha off-road na Califórnia, além de remeter também a travessia feita pelo general e depois imperador Júlio César, em 49 a.C, de um rio que separa a Gália Cisalpina da Itália – conta com um grande pacote de itens de série como câmera frontal dianteira com esguicho, acesso em tempo real dos dados de desempenho off-road (inclinação lateral e vertical, altitude, coordenadas, e a temperatura da transmissão), alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, controle de velocidade em descidas, sensor de pontos cegos, assistente de voz, ar-condicionado dual zone, câmera de ré, navegação GPS, central multimidia de 8,4 polegadas, quadro de instrumentos de sete polegadas, nove alto-falantes, caixa de som portátil Bluetooth de 10 x 5,5 x 2,75 polegadas .
Pronto para trilhas
O Gladiator Rubicon é quase a realização do sonho de todo trilheiro, ou seja, conta com muitos recursos para enfrentar as trilhas mais insanas. Sistema de tração 4×4 Rock-Track com relação reduzida de 4:1, bloqueio eletrônico do diferencial traseiro e até dos diferenciais dianteiro e traseiro- Tru-Lock – que trava mecanicamente os eixos fazendo com que as rodas girem na mesma velocidade e tenha o máximo torque para superar obstáculos. É possível ainda bloquear somente o eixo traseiro ou ao mesmo tempo dianteiro e traseiro.
O Suv permite a desconexão da barra estabilizadora dianteira. Para isso, basta acionar a tecla Sway Bar que aumenta a articulação da suspensão em 30%, o que mantém as rodas em contato com o solo e mais capacidade de tração. O Gladiator tem ângulo de entrada de 43 graus, 20 graus de ângulo de rampa e 26 graus de ângulo de saída, vão livre de 27 cm e passa por locais alagados de 76 cm.
Uma novidade do veículo é a possibilidade de ser lavado por dentro. Quem faz trilhas sabe bem o que seja limpar o interior do veículo. Para isso, ele conta com pequenas saídas do piso para a água escorrer.
Ficha técnica
Modelo: Jeep Gladiator Rubicon
Motor: 3.6l Pentastar, V6
Transmissão: Automática de 8 velocidades
Potência: 284 cv, @ 6400 rpm
Torque: 35,38 kgf (347 Nm) @ 4100 rpm
Freios: Dianteiras- disco ventilado com pinça flutuante de pistão duplo, disco 330mm x 28mm.Traseiras -Disco sólido diâmetro x largura do tambor 345mm x 22mm.
Suspensão: Na dianteira Five-link com eixo sólido heady duty Dana 44 de 3a geração de 210mm, amortecedores monotubo de alumínio FOX de alta pressão com 2,0. Já na traseira Five link com eixo sólido heady duty Dana 44 de 3a geração de 220mm, amortecedores monotubo de alumínio FOX de alta pressão com 2,0.
Rodas: 17X7.5 Black Alum Wheels
Pneus: 245/75 R17
Medidas: Comprimento- 5.59m; Largura- 1.89m; Altura- 1,90m; Entre-eixos- 3,48m.
Tanque de combustível: 83l (gasolina).
Velocidade máxima: 156 km/h
Consumo: Trecho urbano é de 6,5 km/l e em rodovia 7.4 km/l (dados da montadora).
Preço: R$ 499.990
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo