A Volvo Truck iniciou na fábrica de Tuve, na Suécia, a produção em série dos caminhões elétricos FH, FM e FMX, modelos com capacidade total de 44 toneladas. Eles são produzidos na mesma linha de montagem dos modelos a combustão.
Atualmente a montadora produz em série seis modelos elétricos, entre semipesados e pesados. De acordo com as estatísticas da Eurostat (2018), 45% de todas as mercadorias que circulam nas estradas do continente europeu viajam distâncias inferiores a 300 km.
A demanda por caminhões elétricos tem crescido em vários mercados, devido a necessidade dos embarcadores por um transporte livre de combustíveis fósseis.
Segundo Roger Alm, presidente mundial da Volvo Trucks, a marca tem mais de mil caminhões elétricos comercializados. “Já comercializamos cerca de 1.000 caminhões elétricos pesados. Incluindo outras faixas de peso, já são mais de 2.600 elétricos. Nossa expectativa é de que os volumes aumentem significativamente nos próximos anos. Até 2030, pelo menos 50% dos caminhões que venderemos globalmente deverão ser elétricos,” conclui
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo