Nova picape Montana chega em fevereiro

A nova picape Montana já tem data para ser chegar. Na verdade, não seria bem data, mas pelo menos mês para estar na rede de concessionária da Chevrolet: fevereiro. Equipada com motor 1.2 Turbo Flex de 133 cavalos de potência e 21,4 kgfm (210 Nm) de torque, ela conta com seis airbags, alerta de ponto cego, faróis Full LED com regulagem de altura e acendimento automático, ar-condicionado digital, sensor de estacionamento com câmera de ré, chave inteligente com partida por botão, tampa da caçamba com alívio de peso na descida, carregador de smartphone sem fio, Wi-Fi nativo, sistema OnStar e aplicativo para comandar funções do carro remotamente. Quanto ao preço? A montadora ainda não divulgou.As medidas são até generosas na nova Montana, com 4,72 metros de comprimento e cerca de 1,8 metro de largura, caçamba com capacidade de 874 litros.  Como novidade sistema de vedação da cobertura.

A Nova Montana será comercializada inicialmente em duas versões: LTZ e Premier, as mais completas do modelo. Para o lançamento a montadora incluiu exclusivas divisórias Multi-Board (dois trilhos vão fixados no porta-objetos lateral da caçamba, uma grande prateleira e uma prancha, que podem ser encaixados em seis posições diferentes. Com isso, há uma melhor acomodação da carga.

Algumas dessas inovações da Nova Montana estão na suspensão traseira, que traz um sistema de duplo batente de rigidez variável. Ela ajuda a manter o veículo sempre estável e confortável, independentemente se ele está transitando com carga mínima ou máxima. Surpreendente também é o comportamento da picape da Chevrolet em curvas, com resposta precisa da direção, com baixa rolagem e inclinação da carroceria, o que facilita o controle e traz maior sensação de confiança ao volante.

A picape ganhou nova suspensão e a distribuição mais equilibrada do peso do veículo, reduzindo as irregularidades do piso para os ocupantes do banco traseiro. Também o sistema de freios e conta com assistente de frenagem para situações de perda de eficiência por aquecimento, A picape é capaz de identificar situações de perda de eficiência de frenagem por aquecimento do sistema. Outro mecanismo é mais um mecanismo interessante refere-se à atuação do sistema de freio em curvas. O veículo conta ainda com recurso que ajuda a manter a trajetória em frenagens em linha reta, podendo aplicar uma força específica em cada roda, compensando variações.

Traz o que há de mais atual em termos tecnológicos no segmento, como bloco de alumínio, cabeçote com duplo comando variável de válvulas, coletor de escape integrado, bomba de óleo de duplo estágio de pressão variável, além de diversas outras tecnologias:

Correia dentada imersa em óleo de funcionamento mais silencioso que o sistema de correntes usado pela concorrência e igualmente livre de manutenção até 240 mil km;

Otimização do virabrequim para que os pistões fiquem deslocados do centro dos cilindros para menor atrito da movimentação dos pistões.

Em termos de consumo de combustível, a Nova Montana faz, segundo a Chevrolet, na estrada, com gasolina faz 13,3 km/l enquanto na cidade, 11,1 km/l. Com etanol faz 9,3 km/l na estrada e 7,7 km/na cidade.

Ficha técnica
Nova Montana
Motor: 1.2 Turbo Flex
Potência: 133 cavalos de potência
Torque: 210 Nm
Preço: Não revelado

Itens de série: Airbags frontais, laterais e de cortina, Alerta de frenagem de emergência, Alerta de ponto cego, Controle eletrônico avançado de estabilidade e tração, Freios com ABS, sistema de distribuição de frenagem e assistência de frenagem de cego, Controle para transporte de PET, Santo Antônio, Estribo lateral, Farol de neblina em LED, Roda de alumínio aro 17, Assistente de partida em aclive, Acendimento automático dos faróis com sensor crepuscular, Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade, Controlador de limite de velocidade, Direção elétrica progressiva, Sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré, Sistema de áudio com quatro alto-falantes e subwoofer JBL,Multimídia MyLink com tela de 8 polegadas. 

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

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