GWM apresenta o Haval H6 GT, seu novo SUV híbrido

A GWM – Great Wall Motors – iniciou nesta terça-feira (14/02) a pré-venda do seu SUV, o Haval H6 GT PHEV AWD 2024. Esse é o primeiro modelo da marca chinesa que está sendo lançado no país. Embora ainda não tenha divulgado o preço da versão esportiva do híbrido plug-in cupê, criado exclusivamente para o Brasil, os interessados podem fazer a reserva pelo Mercado Livre, com um depósito de R$ 9 mil. O dinheiro fica depositado em uma conta no Mercado Livre e, caso o consumidor desista da compra, tem o valor devolvido pela plataforma.

Fizemos um rápido teste drive no autódromo de Interlagos onde foi possível avaliar o comportamento dinâmico do H6 GT em situações extremas de dirigibilidade. O resultado foi surpreendente. Sexta-feira, 17/3, contaremos mais detalhes.

O veículo conta com um motor 1.5 turbo a combustão e dois motores elétricos, gera 393 cv de potência combinada e 762 Nm (77,7 mkgf) de torque combinado, utilizando a mesma plataforma do Haval H6 Premium PHEV AWD, versão familiar do H6 GT. Faz de 0 a 100 km/h de 4,8 segundos, e tem autonomia elétrica de 170 km.

O  H6 GT permite ainda que a bateria possa ser recarregada tanto em corrente alternada (AC) como em corrente contínua (DC). O tempo mínimo de recarga AC (0 a 100%) é cerca de 5 horas (taxa máxima de 6,6 kW/h) e de recarga DC (10% a 80%) é cerca de 29 minutos (taxa máxima de 48 kW/h).

Segundo a marca chinesa a tecnologia e-Traction foi concebida para que os dois motores elétricos sejam as unidades principais de tração, deixando o motor a combustão como apoio, para atuar em condições específicas. Por isso, o 1.5 turbo funciona na maior parte do tempo como um gerador para fornecer energia para a bateria de 34 kWh. Em situações excepcionais, ele pode também gerar tração para o eixo dianteiro, geralmente em condições de uso rodoviário ou em caso de demanda total de torque, mas sempre em conjunto com os motores elétricos.

O SUV conta sempre com a tração permanente All Wheel Drive (AWD), que é distribuída eletronicamente para cada eixo em função da exigência de torque e do nível de aderência das rodas. Assim, ela varia de 100% do torque no eixo dianteiro a 100% no traseiro, passando por qualquer proporção que o sistema e-Traction avaliar necessário para garantir a melhor aderência, tanto em condições de asfalto molhado quanto em trechos fora de estrada.

Estilo brasileiro 
Ao contrário de outras marcas chinesas que adaptaram seus modelos para o gosto do motorista brasileiro, o Haval H6 GT foi desenvolvido para atender o mercado nacional. O modelo estará disponível em uma única versão.

Para conquistar o brasileiro, o SUV no estilo cupê conta com conjunto de faróis afilados, grande colmeia, aparência musculosa, lanternas traseiras em Led, rodas de liga leve de 19 polegadas na cor preta,  pneus Michelin na medida 235/55 R19.

Seu interior tem acabamentos  que simulam fibra de carbono e revestimento de tecido suede em bancos, portas, console e painel, além da exclusiva câmera de reconhecimento facial, que tem a função de monitorar o nível de fadiga e distração do motorista e ainda de fazer a personalização dos ajustes nos sistemas de condução e conectividade do veículo. 

Tecnologia
A marca investiu muito em tecnologia, outra maneira de tentar cativar o brasileiro. A suspensão, foi retrabalhada para suportar as condições das estradas brasileiras e se adequar aos hábitos e preferências dos motoristas locais. Também O sistema de direção também recebeu atenção especial. Houve ajustes no nível de maciez da assistência elétrica e na relação de giro do volante, para tornar suas respostas mais rápidas e diretas.

A nacionalização do projeto incluiu ainda reprogramação de recursos de condução ativa e modificações no sistema de conectividade, que será 100% em português, inclusive nos comandos por voz. A central multimídia do H6 traz ainda um display TFT Full HD de 12,3 polegadas com tratamento antirreflexo e conexão com Apple CarPlay e Android Auto sem fio.  

O Haval H6 GT contas com um conjunto de 5 câmeras e 14 radares distribuídos ao redor do veículo, oferecendo acesso aos mais avançados recursos de direção ativa. Entre piloto automático adaptativo (ACC) com função Stop & Go, frenagem automática de emergência (inclusive para pedestres, bicicletas, motos), frenagem automática de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de pontos cegos, centralização de permanência de faixa, alerta de perigo de abertura de portas, reconhecimento de placas de trânsito, Auto Reversing Assistance, Parking Assist para vagas paralelas e em 90° (com controle automático de direção, freio e acelerador) com câmera 360º. 

O veículo traz ainda sistemas como o Desvio Inteligente ou Smart Dodge, que faz um leve desvio quando o veículo passa ao lado de caminhões, e o Smart Cornering, uma função do ACC que identifica o raio da curva à frente, faz a redução automática da velocidade e, ao sair da curva, volta a acelerar para a velocidade de cruzeiro.

O pacote de equipamentos tem itens de tecnologia, segurança e conforto, como update de software pela nuvem (Over The Air), comando do veículo pelo celular, teto solar elétrico panorâmico, ar-condicionado de duas zonas, bancos dianteiros elétricos com ventilação, seis airbags, tampa do porta-malas com abertura elétrica por sensor de presença, head-up display de alta definição, cinco entradas USB, carregador de celular por indução (wireless) de 15 W e freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold. O Haval H6 GT traz ainda como exclusividade um sistema de som equipado com um subwoofer de 100 W fornecido pela JBL.

Ficha técnica
Modelo: Haval H6 GT
Motor: 1.5 turbo (gasolina,) 4 cilindros, 16 válvulas,
Potência: 393 cv
Torque: 762 Nm (77,7 mkgf).
Motor elétrico: Dois motores, um dianteiro e um traseiro
Potência: 289 kW
Transmissão: Sistema DHT: duas marchas com embreagem (motor a combustão), uma marcha com redução (motores elétricos)
Tração: permanente nas 4 rodas eletronicamente variável
Bateria (capacidade): 34 kWh
Tempo mínimo de recarga AC (0-100%):  5 horas
Tempo mínimo de recarga DC (10-80%): cerca de 29 minutos
Suspensão dianteira: McPherson com barra estabilizadora
Suspensão traseira: independente multilink com barra estabilizadora
Direção: Assistência elétrica variável (3 modos de ajustes)
Freio dianteiro: Discos ventilados
Freio traseiro: Discos sólidos
Rodas: Liga leve 19 polegadas
Pneus: 235/55 R19
Tanque de combustível: 55l
Porta-malas: 515 l
Consumo urbano:  27,4km/l
Consumo rodovia: 25,2 km/l
Autonomia elétrica: 170 km
Dimensões: 4,7m de comprimento, 1,94m de largura, 1,72m de altura, distância de entre eixos de 2,73m.

Equipamentos de série: sistema de direção, condução comandos por voz em português, central multimídia de 123 polegadas , conjunto de 5 câmeras e 14 radares distribuídos ao redor do veículo, piloto automático adaptativo (ACC) com função Stop & Go, frenagem automática de emergência (inclusive para pedestres, bicicletas, motos), frenagem automática de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de pontos cegos, centralização de permanência de faixa, alerta de perigo de abertura de portas, reconhecimento de placas de trânsito, Auto Reversing Assistance, Parking Assist para vagas paralelas e em 90° (com controle automático de direção, freio e acelerador) com câmera 360 graus, sistemas como o Desvio Inteligente ou Smart Dodge,  Smart Cornering, uma função do ACC que identifica o raio da curva à frente, faz a redução automática da velocidade e, ao sair da curva, volta a acelerar para a velocidade de cruzeiro  comando do veículo pelo celular, teto solar elétrico panorâmico, ar-condicionado de duas zonas, bancos dianteiros elétricos com ventilação, seis airbags, tampa do porta-malas com abertura elétrica por sensor de presença, head-up display de alta definição, cinco entradas USB, carregador de celular por indução (wireless) de 15 W e freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

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