Megane RS: a última paixão da Renault Sport

Depois de 20 anos de produzir modelos de alta performance, a Renault Sport fecha o ciclo com o Megane R.S. Ultime, o último modelo a receber a assinatura da marca, que ao longo de duas décadas desenvolveu em Les Ulis, na França, os projetos dos bólidos. Apenas 1976 unidades numeradas serão comercializadas, número que remete ao ano de criação da Renault Sport.

O nome Renault Sport é sinônimo de veículos ousados em termos de engenharia automotiva, e seu surgimento veio com o sucesso do modelo pelo Clio Williams. A partir daí, foi desenvolvido o “W94”, apresentado ao público durante o Salão do Automóvel de Genebra, em 1995.  Como um objeto rodante totalmente inesperado, o Spider Renault Sport chamou a atenção de todos.

Com um chassi de alumínio e motor em posição central traseira, o roadster de dois lugares fabricado em Dieppe, nas oficinas da Alpine (1995 a 1999). Primeiro modelo de produção em série com a assinatura Renault Sport, o Spider marcou a história dos veículos esportivos da marca.

Para o piloto de testes Laurent Hurgon, que participou também do desenvolvimento na Renault Sport / Alpine Cars, era a realização se um sonho. “Eu me considero uma pessoa de sorte por ter desenvolvido minha carreira durante todos esses anos na Renault Sport. Este é o sonho de muitos amantes do automobilismo esportivo: fazer o que eu faço, tendo a missão de desenvolver veículos de produção em série de alta performance”, diz.

A partir do ano 2000, o Clio R.S. (baseado no Clio 2) materializou toda a experiência da marca, com performances superiores às do Clio William e com visual discreto. As gerações 3 e 4 do Clio também tiveram uma versão Renault Sport. No entanto, o que mais marcou na memória foi o V6, lançado no mesmo ano que o Clio 2 R.S.

Equipado com seu motor de 230 cavalos em posição central traseira e caixas de rodas avantajadas, ele encarnava o espírito da Renault Sport. O ‘enfant terrible’, como ficou conhecido, se tornou modelo de coleção, com preço que pode chegar, em valores atuais, em torno de 100 mil euros (cerca de R$ 547 mil).

Dedicação 
Baseadas em Les Ulis, no sudoeste da região metropolitana de Paris, as equipes de alta performance investiram todo o aprendizado no desenvolvimento do Megane. O modelo reúne todo o know-how da Renault Sport, principalmente o eixo dianteiro com pivôs independentes, chassi Cup rebaixado, batentes hidráulicos de compressão e o sistema 4CONTROL com tração nas quatro rodas.

Para quem gosta de veículos exclusivos é bom saber que serão somente 1976 unidades numeradas.  O número remete ao ano de criação da Renault Sport. O melhor é que trazem a assinatura de Laurent Hurgon.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

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