Peugeot investe em híbridos na Europa

Cada vez mais os carros elétricos e híbridos ampliam a participação de mercado e atraindo um número crescente de compradores. De olho neste segmento, a Peugeot investe no mercado europeu com os modelos 3008 e 5008 Hybrid, equipados com o novo propulsor PureTech de 136 hp (100 kW) e caixa de câmbio e-DCS6,

O sistema Peugeot Hybrid 48V é composto por um motor a gasolina PureTech de 136 cv de nova geração, associado a uma caixa eletrificada de dupla embreagem de 6 velocidades que incorpora um motor elétrico. Esse sistema conta com uma bateria que recarrega durante a condução, e oferece uma redução até 15% no consumo de combustível (de 126 g de CO2/km no 3008 e de 128 gr de CO2/km em 5008). Na condução urbana, um SUV do segmento C equipado com o sistema Hybrid pode operar mais de 50% do tempo no modo 100% elétrico de emissão zero.

Quando a carga da bateria está completa, o sistema permite arrancar, manobrar (para estacionar, por exemplo) e deslocar-se a baixa velocidade em trânsito intenso em modo 100% elétrico. Na condução urbana, os Peugeot 3008 e 5008 HYBRID podem funcionar mais de 50% do tempo em modo 100% elétrico zero emissões. Em velocidades mais altas (até 145 km/h), o motor de combustão interna para quando o motorista solta o pedal do acelerador em velocidade constante e durante desacelerações.

Quando o motorista é solicitado a retomar em baixas rotações, o motor elétrico fornece torque adicional, que compensa o tempo de resposta do turbo, evitando algumas reduções de marcha e oferecendo mais conforto e dinamismo ao dirigir. E quando o motorista pressiona o acelerador a fundo, o motor elétrico fornece uma potência adicional de 9 kW (cerca de 12 cv).

Na condução diária, os motores de combustão interna e elétricos trabalham em conjunto ou separadamente para otimizar o consumo de energia. Durante forte aceleração, o motor elétrico fornece torque adicional ao motor a gasolina em baixas rotações.

Durante a desaceleração, o motor a gasolina desliga e o motor elétrico transforma-se em gerador para recarregar a bateria de 48V. Na cidade em curtas distâncias e durante as manobras, o veículo é impulsionado apenas pelo motor elétrico, portanto, no modo de emissão zero.

Ficha técnica
Motor 1.2l PureTech a gasolina A caixa de velocidades e-DCS6 (Dual Clutch System)
Cilindros: 3 cilindros e 1199 cm3
Potência: 136 hp (100 kW) a 5500 rpm
Torque: 230 Nm a 1750 rpm
Transmissão: eletrificada de dupla embraiagem de 6 velocidades
Bateria: íons de lítio de 48V tem uma capacidade bruta de 898 Wh e uma capacidade disponível de 432 Wh. Garantia original de 8 anos/160.000 km.
Rede elétrica: Os dois modelos -3008 e 5008- incorporam duas redes elétricas. Uma rede de baixa tensão de 12V para alimentar os equipamentos do carro e uma rede de alta tensão de 48V para alimentar o sistema híbrido. A produção de eletricidade só é assegurada pelo e-motor 48V. Um conversor de tensão DC permite que a eletricidade produzida seja transferida para a rede de 12V do carro.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

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