Yamaha investe em alumínio verde para fabricar motos

A Yamaha Motor Co., Ltd passa a produzir motocicletas com alumínio verde. Está é a primeira vez que ele terá essa utilização. O projeto da marca nipônica é cada vez produzir motocicletas com alumínio verde. O “alumínio verde” é o alumínio que é refinado usando fontes de energia renováveis para emitir menos CO2 em sua fabricação. As peças de alumínio representam de 12% a 31% do peso total de uma motocicleta.

A Yamaha utilizará alumínio verde para certas peças em suas motocicletas de grande cilindrada e de competição off-road – como a linha YZ comercializada no Brasil –, e planeja para o futuro, expandir o número de modelos usando o material conforme os volumes de fornecimento disponíveis permitirem.

A fabricante de motos desenvolveu também a tecnologia para o uso de alumínio reciclado, que agora compreende cerca de 80% do uso de alumínio da empresa. A introdução do alumínio verde vem complementar e será empregada em peças que ainda não podem ser fabricadas com materiais reciclados.

De acordo com o Plano Ambiental 2050 a empresa pretende atingir a neutralidade de carbono em todas as suas atividades até 2050. A meta é mudar para materiais 100% sustentáveis até 2050, como a adoção de mais materiais de resina derivados de plantas, desenvolvimento de polipropileno reciclável e adoção de materiais ecológicos e outros materiais reciclados para suas motocicletas fabricadas no Japão e no exterior.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + catorze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.