Itens essenciais que devem ser avaliados na revisão da motocicleta

O transporte de motos seja para trabalho ou lazer é muito utilizado em todo o país. A frota de motocicletas no Brasil totaliza 13 milhões de unidades, conforme último relatório divulgado pelo Sindipeças. Para garantir o bom desempenho da motocicleta e rodar com segurança, Leandro Leite, Coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata, recomenda o piloto não descuidar da manutenção periódica e preventiva. Entre as peças que não podem ser esquecidas na hora da revisão é o de transmissão ou de relação, composto por corrente, coroa e pinhão, pois é ele que leva a potência do motor para a roda traseira, exercendo papel essencial para acelerar a moto.

Outro item que deve ser avaliado é o amortecedor. O bom estado desse item é fundamental para não comprometer a dirigibilidade, estabilidade e conforto da motocicleta.

Cabos dos freios, embreagem e acelerador também devem ser analisados, pois são muito utilizados durante a pilotagem e, portanto, sofrem maior desgaste. Pastilhas de freios, responsáveis por diminuir a velocidade da moto quando os freios são acionados, devem ser verificadas constantemente. Ruídos metálicos ao acionar os freios podem indicar que chegou o momento da troca das pastilhas. No entanto, com a revisão periódica, o desgaste não deve chegar a este nível.

Embreagem, velas de ignição, pneus e bateria são outros componentes que requerem especial atenção durante a manutenção periódica.

De acordo com a Nakata, o ideal é seguir os prazos indicados no manual do proprietário para efetuar a revisão, pois cada componente possui recomendações diferentes.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto alexandre@farolalto.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 12 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.