Kia Brasil lança Niro Rio Open Limited Edition

A Kia Brasil acaba de lançar o Niro Rio Open Limited Edition, uma série especial com apenas 100 unidades, nas quais foram agregadas itens de conforto e de design à versão topo de linha SX Prestige, com o objetivo de oferecer mais exclusividade aos clientes. Bancos dianteiros com ventilação, banco do motorista com memória de posição (incluindo ajustes dos retrovisores externos, modo de condução e ar-condicionado), banco do passageiro com ajuste de relaxamento Gravidade Zero, novo painel digital de instrumentos panorâmico e programável LCD de 10,25”, tapetes exclusivos e emblemas (interno e externo) personalizados Rio Open Limited Edition, com identificação da unidade limitada de 1 a 100 no console central, compõem o pacote de features do modelo. Todas as unidades da edição exclusiva do Niro serão na nova cor Vermelho Metálico, antes não comercializada no Brasil.

“Os brasileiros já reconhecem a Kia como uma marca de automóveis incentivadora dos esportes, internacionalmente. Os exemplos mais notórios são o Australian Open, a Copa do Mundo FIFA de Futebol, e o embaixador da marca Rafael Nadal. Ao se associar à IMM Esporte e Entretenimento, organizadora e promotora do Rio Open há 10 anos, e lançar uma série especial do Niro Rio Open Limited Edition, é uma demonstração de força de duas marcas relevantes no mercado nacional”, avalia José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil.

“Nesses 10 anos de Rio Open, algumas montadoras foram nossas parceiras. Mas, pela primeira vez, o nosso evento esportivo associa seu nome a um modelo de automóvel como série especial. Para nós, é uma grande honra ter a KIA como parceira em um momento tão especial, quando o Rio Open 2024 celebra a sua décima edição”, diz Márcia Casz, diretora do Rio Open.

O lançamento oficial do Niro Rio Open Limited Edition vem acompanhado da promoção “Kia, um Rio Open para você”. Ao realizar test drive com um dos modelos híbridos da Kia (Stonic, Niro e Sportage), fazer revisão periódica ou compra de qualquer modelo Kia 0km, exceto o caminhão leve Bongo, em qualquer uma das 72 concessionárias, clientes e prospects recebem automaticamente um ou mais números da sorte para concorrer a 3 viagens com acompanhante para o Rio de Janeiro com aéreo, estadia em hotel 5 estrelas e ingressos para assistir as semifinais e final do Rio Open 2024.

Alinhado as iniciativas de neutralização de emissões de carbono do Rio Open, a Kia Brasil está estendendo às 100 unidades do Niro Rio Open Limited Edition também o benefício do programa de compensação de emissão de carbono, que consolida a neutralização das emissões geradas pelo deslocamento dos automóveis Kia Niro – ao considerar o fator de 68 gCO2e/km rodados – por meio de financiamento de portifólio de projetos de conservação florestal da Amazônia, do impacto na gestão de mais de 1 milhão de hectares, na conservação de mais de 420 espécies de flora (das quais 54 estão ameaçadas de extinção) e de 2 mil espécies de fauna (das quais 133 estão ameaçadas de extinção).

A parceria da Kia Brasil com a Biofílica Ambipar Environment, cuja base recai sobre a venda dos modelos Niro e rodados até 160 mil km, beneficia todas as atividades desenvolvidas pelo Programa REDD+ Vale do Jari, na Floresta Amazônica, que atende a 1.647 famílias em 68 comunidades e já evita a emissão de mais de 630 mil toneladas de CO2e por ano.

Niro – O Niro Full Hybrid é terceiro modelo eletrificado da Kia Brasil, alinhado com o novo posicionamento de marca da montadora sul-coreana no mercado brasileiro. Seus principais atributos são o seu motor Kappa PE, de 1.6 litro, 16 válvulas, com injeção direta, a gasolina, mais o seu motor elétrico que, com a sua bateria de polímero de lítio-ion de 240V, proporciona potência combinada de 141 cavalos a 5.700 rpm e torque de 27 kgf.m a 4.000 rpm, seu design interno e externo ousado mas elegante e a extensa lista de tecnologias ADAS – Advanced Driver Assistance System, capazes de proporcionar ainda mais segurança e conforto aos ocupantes do veículo.

Diferente do modo velejar dos MHEV, em que o motor desliga automaticamente em circuitos planos, no sistema HEV do Niro a economia de combustível acontece na partida e em movimentos de baixa velocidade, quando somente o motor elétrico atua, e na aceleração e/ou subidas quando o motor a combustão funciona concomitante ao motor elétrico. Em velocidade de cruzeiro, o motor a combustão e/ou motor elétrico podem funcionar de forma combinada ou individual, de acordo com a condição de uso naquele momento e, nas frenagens, acontece a regeneração de energia cinética para a bateria, incluindo sua nova tecnologia de regeneração de energia pelo shift paddle no volante de direção, em quatro níveis de regeneração de energia (de menor a maior intensidade de regeneração de acordo com a conveniência de cada cliente).

A performance desse motor pode ser traduzida nos dados de consumo e nos índices de emissão de CO2. Segundo o Inmetro, o Kia Niro faz 17,7 km/l na estrada e 19,8 km/l na cidade, o que lhe garante o título de SUV híbrido não plug-in (HEV) mais econômico do mercado brasileiro. Com seu reservatório de combustível de 42 litros, o Niro pode chegar a até 800 km de autonomia, cerca de 30% mais em relação a seus principais concorrentes. Esses dados conferem ao Niro consumo energético médio de 1,0956 MJ/km e índice de emissão de CO2 de 68 g/km.

Destaque especial à assinatura “Inovação inspirada pela natureza” na construção do Kia Niro. Além da excelente eficiência energética e do sistema hibrido HEV, o Niro foi projetado para ter menor impacto ambiental no desenvolvimento, na produção e no uso do veículo, como a pintura com tintas BTX-Free (sem benzeno, tolueno e xileno); 56% da forração do teto é composta de plásticos reciclados; 70% da tela de cobertura do porta-malas é feita com plásticos reciclados; revestimento dos bancos em Altaica biossintético, a partir de árvores de eucalipto; e aplicação da Coluna C com função aerodinâmica, proporcionando um coeficiente aerodinâmico reduzido (Cx 0,29).

Ousadia elegante – O design externo do Niro é inovador, ousado e elegante. Com traços marcantes, o Niro traz uma personalidade dinâmica e ímpar. Na parte dianteira, o SUV compacto da Kia mostra seu tradicional “tiger nose” e um conjunto ótico em LED. Na traseira, a ousadia mais marcante está nas lanternas, do formato bumerangue, que avançam na coluna C.

O modelo apresenta dois modos de condução (Eco e Sport), permitindo ao motorista escolher a maneira de condução que mais o agrada. O objetivo da equipe de desenvolvimento foi combinar a direção esportiva e precisa com a estabilidade em linha reta (SLS), ao frear e fazer curvas simultaneamente (VSM e CBC) e o deslocamento suave em velocidades mais altas.

As configurações de suspensão do Niro têm na dianteira, independente, tipo MacPherson, molas helicoidais e amortecedores a gás e, na traseira, Multilink. A direção é elétrica e os freios são a discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira.

Conforto e tecnologia – Apesar das dimensões compactas, com 4.420 mm de comprimento, 1.825 mm de largura e 1.545 mm de altura, a cabine do Niro proporciona espaço e conforto para todos os ocupantes, com 2.720 mm de distância entre-eixos. O tanque de combustível (42 litros) está localizado abaixo do banco traseiro para oferecer aos passageiros mais espaço para as pernas e posição de assento mais baixa. As rodas são de liga leve aro 18”, e o porta-malas tem capacidade de 425 litros (VDA) e com a fileira de bancos traseiros rebatida, a capacidade chega a 1.419 litros (VDA).

Um dos carros mais modernos e atrativos da categoria, o Niro possui sistema de entretenimento que combina as funcionalidades dos smartphones, por meio da tela flutuante e sensível ao toque de 10,25” integrado sob peça única ao novo painel digital de instrumentos panorâmico e programável, também de 10,25”. Seu sistema de entretenimento é também compatível com conexão via Apple CarPlay™ e Android Auto™ sem fio ou por USB, e auxilia as manobras com a câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento no monitor. O carregamento de celulares dos ocupantes da frente pode ser feito no console por meio de indução, enquanto os passageiros traseiros podem carregar seus smartphones por meio de uma entrada USB tipo C disponível no encosto dos bancos dianteiros.

O Niro vem equipado com ar-condicionado digital automático “Dual Zone”, com controle frontal sensível ao toque e alternável com os comandos do sistema multimidia.

Segurança – O Niro é construído sobre uma plataforma (K3) resistente e leve, com 51% de Aço Avançado de Alta Resistência, que garante uma condução segura e confortável em diferentes condições. O uso abundante de adesivos estruturais garante uma carroceria de alta rigidez torcional, 24% superior à da geração anterior.

Essas tecnologias incluem airbags frontais duplos, laterais e de cortina, estes percorrendo todo o comprimento da cabine, espelhos retrovisores externos com regulagem e rebatimento elétricos, aquecíveis e com repetidores das setas integrados em LED, sistema Isofix, freios com sistemas ABS e EBD, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, assistente de partida em rampa (HAC), entre outros, para atender ainda mais às necessidades de segurança a bordo do veículo.

Recheado de ADAS – O Niro conta com diversas tecnologias de ADAS – Advanced Driver Assistance System, a começar pelos alertas de fadiga do condutor (DAW), de saída de faixa de rodagem (LDW), de centralização na faixa de rodagem (LFA), de permanência na faixa de rodagem (LKA), de farol alto (HBA), assistente de saída em segurança (SEA), assistente ativo de prevenção de colisão traseira em tráfego cruzado (RCCA), de prevenção de colisão por ponto cego (BCA), piloto automático adaptativo (SCC), assistente para prevenção de colisão frontal incluindo saídas paralelas (FCA-JT), câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento (RVM) e sensores de estacionamento traseiros e dianteiros.

A edição especial Niro Rio Open Limited Edition chega ao mercado brasileiro por R$ 231.790,00. Este mês, porém, a Kia Brasil está comercializando ao preço promocional de R$ 222.790,00. A garantia do Niro é de 5 anos ou 100 mil km, e a garantia da bateria de alta tensão do sistema híbrido é de 8 anos ou 160 mil km.

Lista de Equipamentos (pdf) – Download

Ficha Técnica (pdf) – Download

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto alexandre@farolalto.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 − um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.