A Mercedes-Benz lança o novo GLS SUV no Brasil e completa a renovação de toda a sua linha de modelos utilitários esportivos de luxo. Contando com um novo design exterior e interior, tecnologia hibrida leve e alto nível de equipamentos de série, o novo GLS eleva o conforto, a conectividade e o luxo para o próximo nível. Tudo isso com espaço para até sete ocupantes em três fileiras de assentos.
Com a chegada do novo GLS, um total de nove novos SUV’s foram apresentados em 2023 no Brasil: os compactos GLA e GLB. Os dinâmicos GLC SUV e Coupé. Os multiusos GLE SUV e Coupé e agora o espaçoso e luxuoso GLS.
Os novos Mercedes-Benz GLS podem ser reconhecidos pela grade do radiador ainda mais marcante. As quatro lâminas horizontais são galvanizadas na cora prata de alta qualidade. O para-choque também é mais proeminente. Ele apresenta entradas de ar integradas, combinadas com um contorno em preto brilhante. Na traseira o destaque é o interior dos conjuntos de lanternas com três blocos horizontais. Uma nova roda de liga leve de 21 polegadas de raios múltiplos com acabamento de alto brilho faz parte da lista de inovações.
A geração atualizada do sistema de infoentretenimento MBUX traz um novo visual para os displays. Os displays podem ser personalizados com a ajuda de três estilos diferentes (clássico, esportivo, discreto) e três modos (Navegação, Assistência, Serviço). Com o “clássico”, o condutor pode escolher pelo design com dois tubos com todo o conteúdo entre os dois displays redondos. “Esportivo” é dominado pela cor vermelha, com um design dinâmico para o conta-giros central. No estilo “discreto”, o conteúdo é reduzido ao essencial. Além disso, ambos os displays podem ser mostrados em sete esquemas de cores em conjunto com a iluminação ambiente. O resultado é uma impressionante experiência visual no interior. O display central pode ser operado diretamente e convenientemente como uma tela sensível ao toque.
O “Modo Off-Road” na geração atual do MBUX transforma conteúdos especiais, como inclinação, inclinação lateral, bússola e ângulo de direção, em uma experiência visual. Graças ao pacote de estacionamento padrão com câmera 360 graus, ele oferece a função “capô transparente”. Quando o modo off-road está ativo, o display central mostra uma visão virtual sob a frente do veículo. A visão é composta pelas imagens da câmera 360°. Com o “capô transparente”, obstáculos como pedras grandes ou buracos profundos à frente podem ser mais bem reconhecidos.
O interior do veículo se torna ainda mais digital e inteligente, pois tanto o hardware quanto o software deram grandes passos: numerosas funções do veículo e de conforto podem ser controladas nas telas de LCD em visões de display brilhantes. Os tamanhos dos visores do condutor e central, cada um medindo 12,3 polegadas, foram mantidos. O visor central pode ser operado diretamente e convenientemente como uma tela sensível ao toque.
Por meio do assistente de voz “Olá Mercedes” os ocupantes podem acionar certas ações mesmo sem a palavra-chave de ativação. Isso inclui atender uma chamada telefônica, por exemplo. “Olá Mercedes” também explica as funções do veículo ao ouvir o comando “Ajuda” e fornece assistência ao perguntar como conectar um smartphone via Bluetooth ou onde encontrar o kit de primeiros socorros, por exemplo, além de reconhecer a posição dos ocupantes. Outras funções do veículo, como a iluminação interior ou as persianas, também podem ser controladas por comando de voz.
O sistema de áudio premium Burmester® Surround Sound agora apresenta a configuração de som pessoal, bem como a experiência de áudio imersivo Dolby Atmos (via USB). Um total de 13 alto-falantes, 13 canais de amplificador separados e uma potência do sistema de 590 watts são outras características do sistema de som surround Burmester®. O Apple CarPlay e o Android Auto agora estão disponíveis sem fio. Duas portas USB que entregam 100 W de potência estão disponíveis no descanso de braço traseiro como opções de carregamento.
Para os assentos traseiros, dois displays totalmente integrados de 11,6 polegadas, trazem mais conforto e comodidade durante qualquer percurso. Conectados com o sistema multimídia MBUX, os ocupantes podem assistir a filmes, navegar na Internet ou até conectar um vídeo game.
Motorização Hibrida Leve de 6 cilindros
Para o Brasil, será oferecido, a versão única GLS 450 4MATIC com um motor à gasolina de 6 cilindros de 3.0 litros e que gera 381 cv de potência e 500 NM de torque. Completa o conjunto mecânico o reconhecido câmbio automático de 9 velocidades (9G-Tronic) e a tração integral nas quatro rodas (4MATIC).
Assim como os modelos GLE SUV e GLE Coupé lançados recentemente, os novos GLS estão eletrificados, trazendo agora um motor híbrido leve por meio de um Gerador de Partida Integrado (ISG) e um sistema elétrico de 48 volts.
O ISG combina motor de partida e alternador em um único motor elétrico potente, sendo instalado entre o motor e a transmissão. O sistema também desempenha funções híbridas, como aceleração, recuperação, deslocamento do ponto de carga, navegação inercial e a partida quase imperceptível do motor durante a função start/stop.
O sistema 4MATIC de tração nas quatro rodas e uma relação de marcha projetada para tração permitem uma alta capacidade de reboque de até 3,5 toneladas. O engate de reboque totalmente elétrico é particularmente conveniente: através de um botão na tampa traseira ou em um painel no visor central, o ponto de engate juntamente com a tomada para a eletrônica do trailer é girado para fora e automaticamente fixado na posição de operação. Após o uso, ele se retrai para sua posição de repouso atrás do para-choque igualmente sem esforço.
Uma característica especial também é fornecida para aqueles que não usam o engate para rebocar um trailer, mas para transportar bicicletas, por exemplo: o engate do trailer tem dois parafusos extras para transportar com segurança um suporte de bicicletas. Sua capacidade de carga é de 100 kg, possibilitando que bicicletas elétricas também sejam carregadas nesse ponto.
Equipado com o pacote de suspensão a ar AIRMATIC, um sistema de amortecimento adaptativo pneumático, traz como resultado prático aos ocupantes uma suspensão inteligente, capaz de se ajustar automaticamente às condições de condução, velocidade e carga.
Segurança e tecnologia máxima
O Pacote de Assistência à Condução contém diversas funções, como por exemplo, o Assistente de Distância Ativa DISTRONIC, Assistente de Direção Ativa e Assistente de Sinalização de Trânsito. O Pacote de Estacionamento com câmera de 360° ajuda o condutor a manobrar em vagas de estacionamento paralelas ou perpendiculares.
Fábrica de Tuscaloosa: uma história de sucesso
Quando a fábrica da Mercedes-Benz em Tuscaloosa foi fundada em 1995, o local foi a primeira grande fábrica da Mercedes-Benz fora da Alemanha. Cerca de dois terços da produção anual são exportados, tornando a Mercedes-Benz U.S. International (MBUSI) uma das maiores exportadoras de automóveis nos Estados Unidos. Desde 1997, cerca de quatro milhões de veículos saíram da linha de montagem na fábrica em Tuscaloosa. Somente em 2021, aproximadamente 260.000 SUVs foram produzidos lá.
A fábrica de Tuscaloosa utiliza métodos de produção digital, sustentável, eficiente e flexível de última geração. O local segue o modelo da “Factory 56” em Sindelfingen, que representa o futuro da fabricação automotiva na Mercedes-Benz. A Mercedes-Benz investiu em produção flexível em estágios iniciais, utilizando o ecossistema de produção digital de última geração MO360. Isso permite que a Mercedes-Benz em Tuscaloosa produza modelos com motores a combustão, híbridos plug-in e veículos totalmente elétricos em grande quantidade em paralelo.
Principais equipamentos de série
GLS 450 4MATIC SUV
- Acabamento interno em madeira
- Ar-condicionado THERMOTRONIC de 4 zonas dianteiro e traseiro
- Iluminação ambiente de 64 cores
- Pacote Estacionamento com câmera 360º e assistente de estacionamento PARKTRONIC
- Alarme Antifurto e Proteção URBAN GUARD
- Sistema KEYLESS-GO para abertura/fechamento de portas e acionamento do motor sem chaves
- MBUX
- Ativação por voz “Hey Mercedes”
- Duas telas de 12,3”
- Carregamento sem fio para aparelhos celulares
- Integração para Smartphones sem fio (Apple CarPlay/Android Auto)
- Widescreen Cockpit
- Burmester® Surround Sound System (13 alto-falantes e 590W de potência)
- Sistema de Navegação
- Head-Up display
- Realidade aumentada
- Sistemas de direção semiautônoma
- Assistente Ativo de Distância DISTRONIC
- Assistente Ativo de Frenagem
- Assistente Ativo de Manutenção de faixa
- Assistente Ativo de Ponto Cego
- Proteção de Pedestres
- Suporte para manobras evasivas
- Assentos dianteiros revestidos em couro, elétricos (inclui lombar) e memória
- Teto solar panorâmico
- Faróis LED MULTIBEAM (84 Leds High-performance)
- Terceira fila de assentos
- Fechamento das portas servo-assistido eletricamente
Principais dados técnicos | GLS 450 4MATIC SUV |
CilindrosCilindrada (cm3)Potência máxima (cv/rpm)Torque (Nm/rpm)CâmbioAceleração 0 – 100 km/h (s)Velocidade máxima (km/h)Peso (kg)PneusCapacidade do porta-malas (L)Tanque de combustível /reserva (L)Comprimento / Largura / Altura | 6 em linha2.999381/5.800500/1.800-5.0009G-TRONIC6,12502.525275/45 R21 (D) e 315/40 R21 (T)355-2.40090 / 95.209 / 2.157 / 1.823 |
O novo Mercedes-Benz GLS 450 4MATIC já está disponível para encomendas em toda a rede de concessionários da marca com preço sugerido de R$ 979.900.