Retrospectiva 2023: Volkswagen celebra 70 anos com ofensiva de vitória

A Volkswagen do Brasil fecha 2023 com sucesso: é a marca que mais cresce em volume de vendas no País, além de líder entre os carros de passeio e SUVs. No ano de seu 70º aniversário, a Volkswagen do Brasil avançou com uma ofensiva de produtos robusta: foram nove veículos lançados em 2023, incluindo a estreia da eletrificação no Brasil, com o SUV ID.4 e o ID.Buzz, a Kombi elétrica.

A Volkswagen investe R$ 7 bilhões até 2026 na América Latina, fortalecendo ainda mais sua posição competitiva na região. A estratégia ACELERA VW tem foco em tornar a empresa cada vez mais Diversa, Digital, Ágil, Centrada no Cliente e Neutra em Carbono. Entre as metas está o lançamento de 15 novos veículos, principalmente flex e elétricos, até 2025, dos quais onze já foram lançados, sendo nove em 2023. Sempre com foco no cliente, a marca preza pela inovação, conectividade, tecnologia, digitalização e sustentabilidade.

“O ano de 2023 ficará na história da Volkswagen do Brasil. Celebramos 70 anos de pioneirismos e inovações tecnológicas no País, promovendo o desenvolvimento da indústria e da economia brasileira, gerando empregos e movimentando negócios. Em 2023, avançamos fortemente com a nossa ofensiva de produtos: foram nove lançamentos, quase um por mês, iniciando nossa ofensiva de eletrificação com o ID.4 e ID.Buzz. Somos a maior produtora de automóveis do Brasil, com mais de 25 milhões de veículos produzidos, e a maior exportadora do setor brasileiro, com mais de 4,2 milhões de unidades embarcadas. O sucesso da Volkswagen nesses 70 anos reúne uma história sólida e um olhar estratégico para o futuro, nos consolidando como uma ‘Love Brand’, presente nos corações e nas garagens dos brasileiros. É como eu sempre digo: todo brasileiro tem uma história com a Volkswagen”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.

As celebrações de 70 anos da Volkswagen do Brasil tiveram uma agenda intensa, incluindo festa para mais de 5.000 colaboradores e parceiros de negócios em São Paulo; Family Day nas cinco unidades da empresa, envolvendo mais de 50 mil pessoas; a grande ação de vendas Volks Festival, com edições em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba, entre outras ações.

Em 2023, a Volkswagen do Brasil concluiu a extensão do prazo até 2028 dos Acordos Coletivos vigentes com os Sindicatos das fábricas Anchieta (São Bernardo do Campo, SP), São Carlos (SP), São José dos Pinhais (PR) e Taubaté (SP) com aprovação da maioria dos colaboradores em todas as plantas. A conclusão dessa negociação é fundamental para novos investimentos, veículos e sistemas de propulsão que serão desenvolvidos e produzidos pela marca no Brasil e serão comunicados oportunamente pela empresa.

O ano também foi marcado por avanços nos pilares Sustentabilidade, Diversidade & Inclusão, Marketing, entre outros, consolidando a Volkswagen como uma marca cada vez mais humana, diversa, próxima das pessoas, moderna, vibrante e conectada.

VW é a marca que mais cresce no Brasil
Com 315.051 unidades já vendidas neste ano (jan-10/12), sendo 70.841 emplacamentos a mais do que no mesmo período de 2022, a Volkswagen é a marca que mais cresce em volume de vendas no mercado brasileiro. Esse é o resultado do excelente desempenho de um line-up completo da Volkswagen, que inclui Polo, T-Cross, Nivus e Saveiro entre os 20 modelos mais vendidos no acumulado do ano.

Líder entre os carros de passeio e SUVs
O Volkswagen Polo (foto abaixo) é o carro de passeio mais vendido do Brasil neste ano e também é líder do segmento de hatches, com mais de 99 mil unidades já comercializadas (jan-10/12).


A Volkswagen do Brasil também segue como líder do segmento de SUVs no País com sua família SUVW, formada por T-Cross, Nivus, Taos e Tiguan, modelos que já somam mais de 130 mil unidades comercializadas neste ano (jan-10/12). O T-Cross  (foto abaixo) é o SUV mais vendido do Brasil, com mais de 66 mil unidades emplacadas em 2023 (jan-10/12).


O SUVW Nivus é outro destaque: cresceu 33,7% em volume de vendas em 2023 (com 47.913 unidades comercializadas de jan-10/12) em comparação com o mesmo período de 2022. O VW Nivus (foto abaixo) é o 13º modelo mais vendido do Brasil, considerando todos os segmentos.


Com o lançamento, em novembro, do Tiguan Allspace R-Line, o SUVW de sete lugares que teve o 1º lote esgotado em três horas (1.209 unidades), a Volkswagen oferece a linha mais completa de SUVs do mercado. Em 2023, a família SUVW cresceu e agora é formada por T-Cross, Nivus, Taos, Tiguan e o 100% elétrico ID.4.

Ofensiva de Produtos VW: 9 lançamento em 2023
Polo GTS
O Novo Polo GTS já chegou ao mercado como referência em tecnologia e desempenho. O compacto apimentado estreou novo design e foi o primeiro da linha a trazer a tecnologia de faróis IQ.Light, com iluminação em LED Matrix. Equipado com motor 250TSI, 1.4l turbo, com 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, o modelo aparece com rodas de 18 polegadas de série, freios a disco nas quatro rodas e cinco opções de cores.

Novo Virtus
O Novo Virtus se renovou em conforto, tecnologia e sofisticação. Com o maior espaço interno do segmento, o sedã da Volkswagen chegou em 2023 com extensa lista de itens de série que contempla painel de instrumentos digital, carregador de celular por indução e volante multifuncional.

O modelo também recebeu design refinado, com dianteira e traseira mais imponentes, com destaque para inéditos faróis e lanternas em FULL LED em todas as versões. Em termos de motorização, toda a gama está equipada com motores turbo da VW, com três opções: 170 TSI, 200 TSI e 250 TSI. A nova era para o três-volumes vem reforçada pelas novidades na cabine e pacote amplo de tecnologia e segurança, com ACC, AEB e seis airbags de série. O sedã também recebeu cinco estrelas nos testes de segurança do Latin NCAP.

Polo 1st Edition
O Polo 1st Edition celebrou a chegada de um novo ícone em edição comemorativa e numerada: apenas 1.000 unidades disponíveis para o Brasil e América Latina. A versão especial fez do Polo Track um modelo ainda mais atrativo ao entregar lataria pintada na cor Vermelho Sunset, teto em Preto Ninja, emblema comemorativo e vários outros detalhes únicos, enquanto o interior trazia acabamentos e revestimentos exclusivos da versão.

Novo Polo Track
O Novo Polo Track é o hatch de entrada mais robusto, moderno e espaçoso da Volkswagen. Em uma tarefa mais do que especial, o modelo chegou para substituir o Gol com conjunto mais moderno e robusto. Ele se juntou ao segmento como o hatch de entrada mais atrativo do mercado brasileiro e trouxe em seu DNA a tecnologia de um veículo construído sobre a plataforma MQB. O design do Polo Track alia modernidade e robustez, atendendo aos mais exigentes consumidores de todas as regiões do Brasil. Produzido em Taubaté (SP), o hatch é uma escolha segura e atrativa para quem busca custo-benefício e tem o maior entre-eixos da categoria. No lançamento, a VW levou o Polo Track para seu Campo de Provas em uma rodagem especial. Em um vídeo, o modelo aparecia em testes de engenharia e passava por todo tipo de terreno e intempérie para provar que estava pronto para circular nas mais variadas estradas do Brasil.

T-Cross The Town
A versão especial do SUV mais vendido do Brasil veio com nome e sobrenome: T-Cross The Town. Foi a primeira vez que o T-Cross ganhou uma edição especial desde o seu lançamento. A versão incluía itens de conforto e tecnologia, entre eles VW Play com câmera de ré, rodas diamantadas de 17”, pintura externa bicolor, bancos de couro com costura aparente na cor azul e interior escurecido e badge exclusivo The Town.

ID.4
A Volkswagen lançou seu primeiro SUV elétrico no Brasil em 2023. O ID.4 (foto abaixo) faz parte da ofensiva de 15 novos produtos da marca no Brasil até 2025, com base na estratégia ACELERA VW. O elétrico está disponível pelo programa de assinatura VW Sign&Drive, em versão única Pro. O SUV oferece pacote extenso de equipamentos e itens inéditos como Memory Park Assist Plus, bancos ergoActive e rodas de 21 polegadas.


Saveiro 2024

Em sua edição 2024, a Saveiro (foto abaixo) trouxe novo design mais robusto e imponente para acompanhar também uma nova versão, a Extreme, herdada da sua irmã maior, a Amarok. Com duas novas cores, Cinza Oliver e Cinza Moonstone, e itens de série exclusivos no segmento, o modelo chegou à rede de concessionárias ao completar 41 anos de produção ininterrupta. A Saveiro é a picape com história mais longeva no mercado brasileiro e mais de 1,6 milhão de unidades vendidas.


Tiguan Allspace R-Line

O Tiguan voltou em 2023! Em versão única R-Line e com sete lugares, modelo trouxe design exclusivo e tecnologias inéditas, como o conjunto de iluminação IQ.Light Matrix. Com o sistema ativo Travel Assist, o Tiguan Allspace (foto abaixo) tem nível elevado de assistências e é o modelo mais seguro do segmento. O maior integrante da família SUVW retoma seu posto de precursor da ofensiva da Volkswagen, que possui a linha de SUVs mais completa do mercado.


ID. Buzz

O ID. Buzz (foto abaixo) estreia no Brasil para reviver a liberdade. Em lote limitado de 70 unidades, que comemora as sete décadas da Volkswagen do Brasil, a Kombi elétrica já está disponível no País, exclusivamente pelo programa de assinatura VW Sign & Drive, com franquia de rodagem de até 3.100 km por mês, a mais extensa do mercado. Cheia de tecnologia e 100% elétrica, a Nova Senhora está disponível na versão Pro, que oferece faróis com tecnologia LED Matrix e também lanternas traseiras 100% em LED, interior “vegano” com materiais recicláveis, bancos com função massagem, câmera 360°, sistemas de condução e de estacionamento semi-autônomos e muito mais. Conectado, versátil e espaçoso, o ID. Buzz chega ao Brasil dez anos depois do fim da produção da saudosa Kombi. O utilitário mais emocional da família ID. se juntou ao ID.4 no portfólio de modelos 100% elétricos, feitos sobre plataforma MEB, conectando o Brasil à estratégia global de eletrificação da marca Volkswagen.


20 anos de Total Flex: revolucionando o mercado

Em 2023, a Volkswagen comemorou 20 anos do Total Flex. A marca alemã foi primeira a lançar, em 2003, a tecnologia que permite o uso de etanol, gasolina ou os dois combustíveis em qualquer proporção. O feito marcou uma mudança de paradigma na indústria, enquanto o Gol foi o primeiro carro a receber o motor Total Flex, que está presente hoje em toda a linha nacional da Volkswagen, além do SUV argentino Taos. Mais de 8 milhões de veículos flexíveis Volkswagen foram vendidos desde março 2003.

Cuidando do planeta
Em 2023, a Volkswagen acelerou em seus projetos de descarbonização, alinhados à estratégia global Way to Zero, com a meta de ser neutra em carbono até 2050 em produtos e processos.

A Volkswagen do Brasil é a 1ª fabricante de veículos do País a conquistar o Certificado Lixo Zero multisites. Com suas cinco unidades do Brasil certificadas, a Volkswagen obteve nota média de 94%, acima da exigida pelo Instituto Lixo Zero Brasil. Destaque para o Centro de Peças e Acessórios (PAC) da Volkswagen, em Vinhedo (SP), que conquistou nota 99,9%, a mais alta já concedida pelo instituto, além de ser o primeiro centro de distribuição de peças a conquistar a certificação no País.

A Volkswagen do Brasil conquistou o Selo Ouro em seu inventário de emissões atmosféricas GHG Protocol, a metodologia que calcula emissões para descarbonização, logo em sua primeira publicação do documento (dados de 2021 e 2022). O Selo Ouro corresponde ao nível mais alto de certificação do programa, sendo concedido às empresas que demonstram o atendimento de todos os critérios de transparência na publicação.

Em 2023, a Volkswagen recebeu o Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC), atestando que todas as unidades da empresa utilizam energia elétrica 100% proveniente de fontes renováveis.

A Volkswagen do Brasil também assinou contrato inédito com a Finep para captação de recursos a serem investidos em um Plano Estratégico de Inovação & Sustentabilidade visando a continuidade do desenvolvimento de pesquisas e projetos em descarbonização, Indústria 4.0 para sustentabilidade, transformação digital e eletrônica embarcada em seus veículos.

Diversidade & Inclusão
Em 2023, a Volkswagen se tornou signatária de cinco fóruns que abrangem os pilares trabalhados pela empresa: o Movimento Mulher 360, a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ (foto abaixo), a REIS (Rede Empresarial de Inclusão Social para inclusão de PcDs) e o Fórum Gerações e Futuro do Trabalho.


A adesão aos fóruns integra novos compromissos à estratégia de Diversidade & Inclusão da empresa. Desde 2020, a Volkswagen já é signatária dos Princípios de Empoderamento Feminino da ONU.

Empregadora de excelência
Sempre conectada às últimas tendências globais em gestão de pessoas, a Volkswagen do Brasil conquistou em 2023 a certificação Top Employer pelo 5º ano consecutivo, sendo referência em gestão de pessoas com foco no aprimoramento e desenvolvimento do ambiente de trabalho.

Em 2023, a empresa também conquistou a certificação Great Place to Work pelo 2º ano consecutivo, se mantendo entre as melhores companhias para trabalhar; garantiu presença entre as Top 10 da pesquisa “Marca Empregadora 2023”, da consultoria Randstad; conquistou a Premiação Excelência em Gestão de Pessoas, do Grupo Gestão RH e FGV In Company, entre outros reconhecimentos.

Em 2023, a Volkswagen também celebrou 50 anos do Centro de Formação Profissional SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) Volkswagen. Localizada na fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP), a escola já ofereceu formação profissional de excelência a mais de 7 mil alunos. Os aprovados no curso têm a chance de serem contratados pela empresa.

Marketing disruptivo: VW mais humana e próxima das pessoas
Com uma estratégia de Marketing disruptiva, a Volkswagen do Brasil avançou ainda mais em seu objetivo de ser uma marca cada vez mais humana, diversa, próxima das pessoas, vibrante e conectada.

A campanha publicitária “Gerações” (frames abaixo), criada pela agência AlmapBBDO, foi a de maior engajamento da história da publicidade no Brasil, com mais de 2,7 bilhões de views e #1 Trends no Google, YouTube e Twitter. A campanha emocionou o País ao promover, por meio de inteligência artificial, um dueto inédito entre as cantoras mãe e filha Elis Regina e Maria Rita, ícones da música brasileira. A campanha conquistou o principal reconhecimento do País, o PPA (Prêmio Profissionais do Ano) 2023, na categoria Nacional Filme 30+ (filmes com mais de 30 segundos); o Effie Awards América Latina 2023 Ouro e Prata, entre outros reconhecimentos.

Times da Volkswagen e AlmapBBDO recebem o PPA (Prêmio Profissionais do Ano) 2023.
Crédito: Globo/Eduardo Lopes

Em 2023, a Volkswagen também reforçou sua estratégia de negócio com foco no território da música. Anunciou patrocínio ao Rock in Rio 2024, o maior festival de música e entretenimento do mundo, que já teve quatro edições patrocinadas pela VW (2011, 2013, 2015 e 2022).

A Volkswagen também foi a fabricante de automóveis oficial do The Town 2023 (fotos abaixo), o maior festival de música, cultura e arte de São Paulo, dando show de engajamento em redes sociais e na imprensa. Carro oficial do festival de música, o Volkswagen T-Cross The Town foi a versão especial do SUV mais vendido do País.

Como parte importante das ações do The Town 2023, a Fundação Grupo Volkswagen está entre os participantes do Favela 3D (Digna, Digital e Desenvolvida), um projeto de erradicação da pobreza de maneira sistêmica da Gerando Falcões que está transformando vidas na Favela do Haiti, em São Paulo.


1ª fintech do setor automotivo no Brasil

Sempre atenta a novos modelos de negócios, a Volkswagen do Brasil lançou, em parceria com a Volkswagen Financial Services, a primeira fintech do setor automotivo no Brasil. A plataforma financeira VOU iniciou suas operações oferecendo serviços bancários e antecipação de recebíveis a empresas para fomento de liquidez no ecossistema Volkswagen.

Ciro Possobom (à esq.), CEO da Volkswagen do Brasil, e
Rodrigo Capuruço, CEO da Volkswagen Financial Services Brasil e América do Sul,
no lançamento da fintech VOU

2023: um ano premiado para a Volkswagen
O ano de 2023 rendeu muitos prêmios, homenagens e certificações para a Volkswagen do Brasil. Confira os principais:

Produto:
• Virtus: Prêmio de Melhor Carro Nacional, da Car Magazine.
• Nivus: estreou, no 1º lugar, a nova categoria SUVs Cupês da pesquisa Os Eleitos, da Quatro Rodas.
• Polo e Virtus: venceram nas categorias Melhor Carro Nacional até 13 kgfm e Melhor Carro Nacional acima dos 16 kgfm, respectivamente, no prêmio Abiauto.
• Quatro Rodas/KBB Melhor Revenda 2023 em duas categorias: sedã compacto de Referência (Virtus) e SUV compacto de Acesso (T-Cross).
• Quatro Rodas Prêmio Menor Custo de Uso entre os SUVs compactos com dobradinha: T-Cross (1º lugar) e Nivus (2º).
• Prêmio Maior Valor de Revenda, categoria Sedãs Médios (Jetta GLI).
• Prêmio Trend Car, do Portal Terra, categoria Sedan (Virtus).

Corporativo:
• Effie Awards América Latina 2023: Prata e Bronze para campanha Novo Polo: Volkswagen de volta à liderança dos hatchbacks (AlmapBBDO); Ouro e Prata para a campanha Volkswagen 70 anos. Um encontro de gerações que emocionou e resgatou o amor pela marca Volkswagen (AlmapBBDO); AlmapBBDO Agência do Ano; Almap BBDO Network do Ano.
• PPA (Prêmio Profissionais do Ano) 2023 para a Campanha “Gerações”, com Elis Regina e Maria Rita, categoria Nacional Filme 30+ (mais de 30 segundos).
• Ciro Possobom: Top 10 CEOs mais Admirados do Brasil no 18º Prêmio CEOs e RHs Mais Admirados do Grupo Gestão RH.
• Douglas Pereira: RH do Ano América Latina no 18º Prêmio CEOs e RHs Mais Admirados do Grupo Gestão RH.
• Roger Guilherme, gerente do Way to Zero Center da Volkswagen do Brasil, entra para o ‘Hall da Fama’ da premiação Carro do Ano, da revista Autoesporte.
• Empresa do Ano, do Prêmio AutoData, com 30% dos votos.
• Exportador Montadora, do Prêmio AutoData.
• 1ª fabricante de veículos do Brasil a conquistar o Certificado Lixo Zero multisites, para todas as unidades.
• Prêmio AB Diversidade no Setor Automotivo 2023, da Automotive Business, categoria Pessoas com Deficiência, maior porcentual de PcDs no quadro de colaboradores.
• Top of Mind pela 32ª vez na categoria Carro. Pesquisa do Instituto Datafolha.
• Selo Ouro GHG Protocol.
• Prêmio Automotive Business 2023, categoria Cultura & Educação com o case Formação de Jovens pelo SENAI Volkswagen.
• Homenagem pelos 70 anos da Volkswagen do Brasil no Congresso #ABX23 – Automotive Business Experience.
• Experience Awards 2023, da SoluCX, certificação na categoria Automóveis por excelência em Customer Experience.
• Premiação Excelência em Gestão de Pessoas, do Grupo Gestão RH e FGV In Company.
• Selo RA1000 do site Reclame AQUI, atestando nível máximo de excelência no atendimento ao cliente.
• Certificado Great Place to Work pelo 2º ano consecutivo.
• Top 10 da pesquisa “Marca Empregadora 2023”, da consultoria Randstad.
• Certificado I-REC de uso de energia elétrica 100% renovável em todas as unidades da Volkswagen do Brasil.
• Top Employer pelo 5º ano consecutivo.


Times da Volkswagen e AlmapBBDO recebem o prêmio Top of Mind,
da pesquisa do Instituto Datafolha, pela 32ª vez


Em 2023, a Volkswagen celebrou 25 milhões de veículos produzidos no Brasil

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto alexandre@farolalto.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 12 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.