Volkswagen celebra de 30 anos da linha de ônibus

A Volkswagen Caminhões e Ônibus comemora 30 anos da linha Volksbus, relembrando um modelo que deu origem aos veículos de transporte de passageiros, o Volksbus 16.180 na versão off-road, que ficou conhecido como Jungle Bus.

O modelo foi desenvolvido especialmente para um frotista operava metade de seu trajeto em estrada de chão, numa rota entre o Distrito Federal e a Bahia, e não possuía um veículo apropriado para enfrentar estradas de terra.

Segundo Mauro Simões, gerente executivo de Engenharia de Pré-Desenvolvimento, esse primeiro veículo surgiu antes do programa Caminho da Escola, que trafega por estradas ruins.  “Essa configuração para estradas não pavimentadas, consistia basicamente em suspensão reforçada, com chassi mais alto para proteger componentes, com ângulos de entrada e saída acertados para uma operação off-road”, explica.

O jungle bus foi exportado para diversos países da América Latina e da África. O modelo chegou a ser utilizado em áreas de mineração, no transporte rural e até na Amazônia.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − oito =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.