A Caoa está convocando os proprietários do Hyundai i30, fabricados entre 25/4/07 a 27/4/12, a agendarem em uma concessionária a vistoria do software do módulo de controle do sistema de airbag (ACU). O recall é devido a possibilidade de acionamento indevido em casos de impacto na parte inferior do veículo.
Segundo o comunicado da montadora, o defeito pode acarretar deflagração involuntária dos airbags frontais (motorista e passageiro), em uma situação totalmente atípica da condição normal de acionamento do sistema. Esse fator poderá resultar em risco de colisões e acidentes que podem causar leões graves e, em casos extremos, fatais aos ocupantes do veículo ou terceiros.
A empresa orienta que até a execução do serviço necessário, os proprietários devem ser evitadar situações que causem impactos na parte inferior do veículo, conduzindo com atenção em pisos irregulares, valetas, lombadas e buracos.
A solução do problema é a atualização do software do módulo de controle do sistema de airbag, que é gratuito. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 770 3355 ou no site https://recall.hyundai-motor.com.br .
O Procon-SP alerta que os consumidores que sofreram algum tipo de acidente, pela manipulação do produto, poderão solicitar, por meio do Judiciário, a reparação dos danos eventualmente sofridos.
Chassis envolvidos (não sequenciais)
i30 (produzidos entre de 25/4/2007 a 27/4/2012)- de 7U000322 a CU397473
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo