Mitsubishi L200 Triton Sport 2021 chega renovada, com preços a partir de R$ 188.990

Com visual totalmente renovado, a linha 2021 da picape L200 Triton Sport chega ao mercado para acirrar ainda mais a concorrência. Disponível em três versões, GLS (R$ 188.990), HPE (R$ 212.990) e HPE-S (R$ 232.990), todas contam com motor diesel 2.4 l de 190 cv e 43,9 kgfm de torque máximo e novo câmbio automático de seis marchas. Apesar disso, a versão Triton Outdoor com carroceria antiga permanece em linha.

O motor da nova L200 Triton Sport agora é totalmente em alumínio, com válvulas variáveis MIVEC e turbina de geometria variável. O destaque é a nova transmissão, com uma marcha a mais do que a geração anterior do modelo, que foi calibrada para otimizar a força e potência do motor, com relações mais curtas nas cinco primeiras marchas, e um overdrive na sexta, com relação 12% mais longa que a quinta marcha do câmbio anterior.

Design
Com design totalmente renovado, a nova L200 Triton Sport 2021 traz o novo conceito Advanced Dynamic Shield, identidade visual que já está presente em modelos como o Pajero Sport e Eclipse Cross, e proporciona aparência mais robusta, esportiva e funcional.

A dianteira conta com grade na cor alumínio, acompanhando as molduras do para-choque em cromado no formato de bumerangue. O capô tem vincos pronunciados e está mais elevado, o que transmite a sensação de uma picape maior e mais impotente, sem prejudicar a condução em condições urbanas, com trânsito mais pesado ou em trilhas estreitas.

O novo conjunto óptico conta com faróis mais afilados e são mais eficiente. As versões HPE e HPE-S, são equipadas com faróis de neblina em nicho separado, juntamente com as luzes de sinalização de mudança de faixa (luz de seta).

Já a versão topo de linha HPE-S traz faróis bi-led com DRL integrado, ajuste de altura e lavador, perfeito para viagens noturnas ou situações de off road pesado com muita lama e poeira.

As linhas laterais da picape garantem um melhor desempenho aerodinâmico. Nas versões HPE e HPE-S os retrovisores têm rebatimento elétrico com luz de seta, capa cromada e desembaçador. As maçanetas são cromadas e há estribos laterais para facilitar o acesso.

O modelo também foi projetado segundo o conceito J-Line, que busca otimizar e ampliar ao máximo o espaço interno e de carga, ao mesmo tempo que reduz a distância entre eixos (3,0 m).

A nova picape tem o menor raio de giro da categoria, com apenas 5,9 metros, que facilita manobras em ruas apertadas ou obstáculos desafiadores dos cenários das trilhas off-road.

As mudanças da nova L200 Triton Sport 2021 também são perceptíveis na traseira, que agora conta com um novo e mais funcional para-choque, equipado com sensores de estacionamento e degrau de acesso à caçamba.

As lanternas traseiras foram totalmente redesenhadas e são de LED na versão HPE-S. Para trazer ainda mais segurança, o brake light foi integrado na tampa, uma solução inteligente para melhorar a visibilidade mesmo se a carga transportada for alta.

A picape também conta com rodas maiores em relação ao modelo anterior, agora com 18 polegadas, equipadas de série com pneus 265/60. A versão topo de linha HPE-S traz rodas em design e acabamento exclusivo para um visual ainda mais premium.  

Tecnologia
A nova Triton Sport inaugura uma série de tecnologias de segurança ativa nas picapes da Mitsubishi que a marca já adota em outros veículos. Destaque para o FCM (Sistema de Frenagem Autônoma) que monitora a velocidade da picape e, por meio de sensores e câmeras, identifica se um obstáculo se aproxima de forma muito rápida, em rota de colisão. Uma vez identificada esta situação, os freios ABS são acionados automaticamente, caso não haja nenhuma ação do motorista, o que ajuda a evitar ou minimizar os impactos de uma colisão.

Destaque também para o UMS, sistema de prevenção de aceleração involuntária que atua por meio de sensores dianteiros e traseiros, e reduz o torque do motor de forma a se evitar uma colisão contra objetos que estão a até quatro metros de distância, caso o motorista se engane e pressione o acelerador no lugar dos freios, por exemplo.

Outra tecnologia interessante é o Sistema de Alerta de Tráfego Traseiro (RCTA) que, imediatamente após o motorista engatar a marcha a ré, inicia uma varredura de possíveis objetos ou qualquer outro obstáculo que se encontra atrás da picape. Para isso, o sistema se utiliza de sensores colocados nas extremidades do para-choque traseiro. Caso algum veículo comece a se aproximar da picape um sinal sonoro e visual será emitido no interior do modelo.

Claro que essas três tecnologias estão disponíveis apenas na versão topo de linha, HPE-S. No entanto a nova picape é muito bem equipada desde a versão GLS. Confira a lista:

L200 Triton Sport GLS
Rodas 18” prata, maçanetas Body Color, caçamba com trava elétrica, volante revestido em couro, alavanca AT revestido em couro, ar-condicionado auto digital, saída de ar para o banco traseiro, banco traseiro com apoio de braço, luz de cortesia frontal e central, painel com display colorido, multimídia JBL com Apple CarPlay e Android Auto, sistema de controle ativo de estabilidade (ASC) e tração (ATC), sistema de assistência de frenagem (BAS) e controle dos freios (BOS), assistente de partida em rampa (HSA) e estabilidade com trailers (TSA) e bloqueio do diferencial traseiro (R/D Lock).

L200 Triton Sport HPE
Todo conteúdo da versão GLS acrescida de Rodas 18” diamantada, maçanetas cromadas, protetor de caçamba X-Liner, estribos laterais, faróis de neblina, retrovisores cromados, rebatíveis, com desembaçador e seta, volante multifuncional em couro, paddle shifters, piloto automático, ar-condicionado dual zone, bancos revestidos de couro, banco do motorista com ajustes elétricos, sensor de chuva e crepuscular, sensor de estacionamento + câmera, tração Super Select II, Off Road Mode, controle de descida de rampa (HDC) e 7 airbags (2 frontais, 2 laterais, 2 de cortina 1 joelho).

L200 Triton Sport HPS-S
Todo conteúdo das versões anteriores acrescido de rodas 18” exclusiva diamantada, faróis bi-led, DRL em led, lavador de faróis, ajuste de altura dos faróis, lanternas traseiras em led, rack de teto, retrovisor eletrocrômico, GPS off-line, sensor de estacionamento dianteiro, sistema entrada sem chave (KOS), acionamento automático de farol alto (AHB), monitoramento de ponto cego (BSW) com alerta de mudança de faixa (LDW), sistema de frenagem autônoma (FCM), e os já citados RCTA e UMS.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto alexandre@farolalto.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − 7 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.