Novo DAF XF promete consumo até 14% menor

No transporte de carga, combustível é o insumo de maior relevância no custo operacional. Assim, ter um caminhão mais econômico sempre é um bom negócio. Não é à toa que a DAF repetiu exaustivamente a informação de que o novo XF consome até 14% menos combustível em relação ao modelo anterior.

O novo modelo já pode ser conferido em uma das concessionárias da marca. As novidades são muitas, por dentro, por fora e mecanicamente. Externamente, conta com direcionamento aerodinâmico para menor atrito do ar, que auxilia no consumo e na redução de ruído, novo parasol, logomarca no novo padrão da companhia, novos faróis com lentes Lexan®, as mesmas utilizadas em janelas de aviões, e opcionalmente lâmpadas em LED.

O para-choque é de aço com detalhes cromados, assim como a nova grade. Os clientes podem ainda optar por maçanetas e para-lamas na cor da cabine.

No interior, o painel recebe novas opções de acabamento em tons de areia, em uma composição com peças pretas ou detalhes em alumínio escovado. O pacote Exclusive conta ainda com um acabamento diferenciado em tons de conhaque, com detalhes em alumínio escovado. O modelo ganhou novo painel de instrumentos, intuitivo, moderno e de fácil acesso pelos comandos do volante.

O ar-condicionado é digital, e a iluminação interna conta com três níveis, todos com possibilidade de dimerização por meio dos controles digitais. O motorista pode ainda personalizar a posição dos botões internos, priorizando o comando que ele mais utiliza na sua operação.

O novo DAF XF chega em duas versões de cabine: Space e Super Space, sendo a última com 2,10 metros de altura interna, colchão de 81 cm x 220 cm em espuma de alta densidade com opção de molas ensacadas, opção de beliche, cortinas black out, climatizador de teto, banco do motorista com ajuste pneumático e opção travas antiarrombamento Night Lock.

Trem de força
O XF vem equipado com o novo motor PACCAR MX13, de 12,9 litros, redesenhado para trabalhar em rotações menores e mínimo atrito, garantindo alto torque e potência superior. Os clientes da marca terão opção de dois tipos de motorização, de 480 cv (até 2.500 Nm a partir de 900 rpm) e 530 cv (até 2.600 Nm a partir de 1.000 rpm).

O propulsor conta ainda com turbocompressor VGT, menor velocidade do compressor de ar-condicionado, bomba de direção variável e bomba de óleo variável de alta eficiência. O novo PACCAR MX 13 permite combinação de força, utilizando relações de eixo traseiro mais longas, movendo cargas mais pesadas com maior produtividade e menor consumo de combustível.

O modelo segue nas configurações de tração 6×4, 6×2 e 4×2, voltadas ao transporte rodoviário de cargas de longa distância.

Acoplado ao motor, uma transmissão ZF TraXon, automatizada, com 12 marchas e relações mais longas, com sistema Eco-mode, que combinado ao Controle Preditivo de Cruzeiro, garante uma troca precisa de marcha, ajustando a velocidade ao tipo de relevo, o que ajuda na redução do consumo.

Tecnologias
A DAF promete equipar o novo XF com diversas tecnologias bacanas, mas de série vem apenas com freio motor PACCAR MX, com 490 cv, e o pacote Comfort, com climatizador e geladeira. 

Outros pacotes disponíveis são o Safety, com equipamentos de segurança, Xtra, com acabamento diferenciado, e Exclusive, com itens de tecnologia, segurança, conforto e acabamento exclusivo. Infelizmente, a marca não divulgou preços.

Mas, entre as tecnologias disponíveis destaque para o Controle de Cruzeiro Preditivo, um piloto automático interligado ao sistema de GPS e de leitura do relevo, que ajusta a velocidade e a troca de marcha para um consumo inteligente de combustível.

O modelo conta ainda com Assistente de Performance do Condutor, um computador de bordo que interage com o motorista, fornecendo dicas e dando notas para a sua condução, sensores de pressão dos pneus, monitor de nível de energia da bateria, Sistema de Frenagem de Emergência Avançada, que freia automaticamente o caminhão em caso de possível colisão frontal, Controle de Estabilidade do Veículo, Sistema de Aviso de Saída da Faixa e Controle de Cruzeiro Adaptativo, que ajusta automaticamente a velocidade do caminhão para manter uma distância segura do veículo à frente.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto alexandre@farolalto.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.