CAOA Chery lança Tiggo 8 como preço promocional de R$ 156.900

Com 7 lugares, o CAOA Chery Tiggo 8 chega ao mercado brasileiro com a difícil tarefa de concorrer com Volkswagen Tiguan AllSpace e Mitsubishi Outlander. A favor do sino-brasileiro está o novo motor, 1.6 turbo gasolina de injeção direta (187 cv a 5.500 rpm/275 Nm (28 kgfm) entre 2.000 e 4.000 rpm), mais potente do que os rivais na mesma faixa de preço: R$ 168.900, que durante um curto espaço de tempo está promocionalmente por R$ 156.900.

Acoplado ao motor, uma transmissão automática de dupla embreagem de sete marchas. Segundo a CAOA Chery, esse conjunto permite o Tiggo 8 acelerar de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos, e oferece consumo (Inmetro) de 9,8 km/l na cidade e 12 km/l na estrada.

As medidas do Tiggo 8 são generosas, mas nada fora do normal para um carro de 7 lugares. São 4,7 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,7 m de altura e 2,7 m de entreeixos, com altura mínima do solo de 212 mm, que permite passar por áreas alagadas de até 450 mm.

Porta-malas
Com as três fileiras de bancos em uso a capacidade do porta-malas é de 193 litros. Com a terceira fileira de bancos rebaixada, sobe para 889 litros e com a segunda fileira de bancos rebaixada vai a 1.930 litros.

A tampa conta com acionamento elétrico automático. Ao se aproximar do veículo com a chave no bolso, abre. Um diferencial é o controle eletrônico do ângulo de abertura da tampa, que pode ser programada pela central multimídia.

Tecnologias
Como todo carro de luxo, o Tiggo 8 é repleto de tecnologias interessantes. O destaque é para o acionamento à distância do motor, solução para refrigerar o interior do veículo em dias quentes. Ao ligar o motor, o ar-condicionado digital automático de duas zonas começa a funcionar na última temperatura selecionada, sem destravar as portas.

Chama atenção o painel de instrumentos, totalmente digital, colorido e configurável, em tela LCD-TFT de 12,3 polegadas. Já a central multimídia conta com Apple Car Play, mas não tem Android Auto. No lugar, um sistema de espelhamento similar, mas não tão bom nem amigável.

A tela da multimídia é touchscreen, de 10,25 polegadas, que exibe ainda as imagens da câmera 360 graus e da câmera de ré com guias dinâmicas de direção.

Pelo sistema multimídia ainda é possível controlar e configurar diversas funções do veículo como apps, telefonia via Bluetooth, sistema de áudio, manual do multimídia digital, ajuste do ângulo de abertura do porta mala (permite ajuste de 50% a 100% de abertura), luz de ambientação interna – que pode variar de cores, são sete opções, ou acompanhar o ritmo de uma música que estiver sendo executada – e outros.

Outra tecnologia interessante é o sistema de carregamento de celular sem fios, por indução. Localizado no console central, o berço poderia ser um pouco mais fundo ou contar com algum sistema de trava. Certamente o celular vai sair voando para os lados ao fazer uma curva mais acentuada.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto alexandre@farolalto.com.br

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