Na teoria, o nome Land Rover remete à aventura off road. Isso porque a propaganda institucional leva a crer que a bordo de um veículo da marca é possível chegar a qualquer lugar. Só não diz, claro, que são necessários equipamentos especiais para isso.
A bordo de um Freelander 2, que vem de série com diversos dispositivos off road como tração 4×4 e sistema Terrain Response, nos aventuramos a uma trilha leve, com algumas poças de lama e desníveis com pedras soltas.
O resultado foi satisfatório, porém um pouco frustrante, pois apesar de o Terrain Response ajustar em frações de segundos as configurações de tração, câmbio e aceleração de acordo com o tipo de terreno (asfalto, grama/neve, lama/sulcos, e areia), faltou uma marcha reduzida, e isso exigiu bastante atenção para evitar escorregar, o que poderia danificar a lataria.
Faltou também um conjunto de pneus mais apropriados, claro. Apesar de enfrentar bem a lama, é no asfalto que o modelo roda 99% do tempo.
Vida a bordo
Do jeito que sai de fábrica, o Freelander 2 é ideal mesmo para o uso urbano e passeios ocasionais em estradas de terra de chão batido. Nestas situações, o conforto é excepcional.
Chama atenção o baixo nível de ruído e aspereza do motor turbo diesel de quatro cilindros, 2.2l, 16V. Os mais desavisados se surpreendem ao saber que é diesel.
A qualidade do acabamento interior é muito boa, com bancos de couro e painel em duas tonalidades. É bonito, mas a cor clara tende a sujar facilmente e é mais difícil de limpar. Isso faz pensar duas vezes antes de encarar o barro.
A posição de dirigir é muito boa, graças a grande amplitude de regulagem de altura e profundidade do banco e do volante. Excelente para situações que exigem extrema visibilidade.
A versão avaliada era a HSE, topo de linha (R$ 217.200), que conta com itens exclusivos de série, como sistema de áudio Meridian 825W com 17 alto-falantes, subwoofer, display touch de 7” e entrada USB/iPod, GPS com HD interno, bancos em couro Windsor e acabamentos em Black Piano, além de teto-solar elétrico panorâmico, faróis de xenon adaptativos com lavadores e rodas de liga leve 19”.
O motor diesel desenvolve 190 cv de potência máxima a 2.750 rpm e torque máximo de 420 Nm a 1.750 rpm. Segundo a montadora, vai de 1 a 100 km/h e 9,5 segundos e atinge 190 Km/h de velocidade máxima.
Ficha técnica
Land Rover Freelander 2 SD4 HSE
Motor: dianteiro, 4 cilindros, 2.2l, 16V, Diesel
Cilindrada: 2.179cm³
Potência: 190cv a 2.750 rpm
Torque: 420Nm a 1.750 rpm (e/g)
Câmbio: automático – 6 velocidades
Direção: hidráulica
Tração: 4×4
Pneus: 235/55R19
Freios: disco ventilado na dianteira e sólido na traseira, ABS com EBD, ESP, controle de tração
Dimensões: comprimento, 4.500mm; largura, 2.195mm; altura, 1.740mm; entre-eixos, 2.660mm
Peso: 1.850kg
Volumes: porta-malas – 405l; tanque de combustível: 68l
Desempenho: 0 a 100 km/h – 9,5s; velocidade máxima: 190Km/h
Comsumo (Km/l): cidade – n/d; estrada – n/d
Editor da Revista Farol Alto