No final do ano passado a GM apresentou o primeiro facelift do Cruze, que em relação ao modelo anterior mudou pouco. As principais alterações externas estão na parte frontal, com para-choque redesenhado para passar maior sensação de robustez e esportividade, e o uso de luzes diurnas em leds, uma tendência que começou com modelos premium e agora passa a ser item de série em diversos veículos, pela boa relação custo-benefício do componente.
Mas, de acordo com a GM, o diferencial do modelo 2015 está na sofisticação e tecnologia, com o acréscimo de itens como fechamento automático dos vidros ao travar as portas e possibilidade de acionar o motor por meio de uma tecla no chaveiro (disponível apenas na versão LTZ), item este que já está disponível no Chevrolet Captiva desde 2008, e é muito interessante pois possibilita climatizar o interior antes de entrar no carro, algo muito bem vindo nos dias quentes de verão.
O modelo avaliado era o topo de linha LTZ e contava ainda com outros dispositivos interessantes como sensor crepuscular, abertura das portas por aproximação, câmara de ré, retrovisores externos elétricos com rebatimento, teto solar, entre outros. O preço: a partir de R$ 89.750. O interessante deste Chevrolet é que as cores vermelho sólida e azul metálica não tem custo adicional, mas a branca sólida acrescenta R$ 450 na conta, e o branco vintage e outras cores metálicas, R$ 1.300. O Cruze Sport6 LTZ prata metálico tem preço de tabela de R$ 91.050, mas segundo o site da GM este valor é negociável.
Vida a bordo
Conforto sempre foi um item muito importante no Cruze. Afinal, é um carro de categoria superior aos demais modelos da marca e, com o abandono da importação dos modelos maiores, como Omega e Malibu, o Cruze ficou incumbido de grande responsabilidade. Assim, o modelo 2015 conta com bancos, portas e painel revestidos em couro bicolor (marrom e preto), o que deixou o veículo com ar mais requintado.
Além do conforto interno, o Cruze ganhou nova calibração de motor, que continua sendo o 1.8 Ecotec de 144 cv, novo coletor de ar variável, e a transmissão de seis ficou mais esperta, que troca as marchas na metade do tempo da anterior. O resultado é mais agilidade. segundo a GM, o Cruze 2015 é 1,2 segundo mais rápido no 0 a 100 km/h do que o anterior.
Ficha técnica
Chevrolet Cruze Sport6 LTZ
Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 1.8, 16V, Flex, DOHC, Dual CVVT, modelo M18XFF
Cilindrada: 1.796 cm³
Potência: 144/140 cv a 6.300 rpm (etanol/gasolina)
Torque: 18,9/17,8 kgfm a 3.800 rpm (e/g)
Câmbio: GF6 – automático de 6 marchas
Direção: elétrica
Tração: dianteira
Pneus: 225/50 R17
Freios: discos ventilados dianteiros 276 x 26 mm, e discos sólidos na traseira 268 x 12 mm, ABS com EBD e ESP
Dimensões: comprimento, 4.528 mm; largura, 1.790 mm; altura, 1.477 mm; entre-eixos, 2.685 mm
Peso: 1.450 kg
Volumes: porta-malas – 402 l; tanque de combustível: 60,3 l
Desempenho: 0 a 100 km/h – 10,2/10,9 s (e/g); velocidade máxima: 196 km/h
Consumo (Km/l): cidade – n/d; estrada – n/d
Editor da Revista Farol Alto