Em 1955 seria realizado o oitavo Jamboree Mundial (evento máximo do Movimento Escoteiro que ocorre a cada quatro anos), e era a primeira vez no continente americano, mais precisamente no Canadá. Foi para lá que três jovens, então com 19 anos, resolveram seguir. Só que a bordo de jipe. Isso em uma época onde não existia internet, GPS e a telefonia não era das melhores.
A saga dos amigos Hugo Vidal, Charles Downey e Jan Stekly, é o tema do livro “Operação Abacaxi – Flashes de uma aventura” , que chega às livrarias pela editora Overlander. Sem dinheiro para a empreitada e como forma de conseguir patrocínio para a aventura, tiveram a ideia de modificar o jipe com peças produzidas por 25 fabricantes nacionais, numa forma de conseguir recursos e ainda ajudar a promover a indústria automobilística brasileira ( nos anos 1950 a indústria automobilística brasileira engatinhava e não havia muita crença que vingaria por aqui).
A obra é narrada por dos aventureiros, Hugo Vidal, hoje com 85 anos. O título “abacaxi”, revela bem todas as dificuldades que eles enfrentaram por um sonho que durou um ano e 12 dias e percorreu quase 73 mil quilômetros, passando por 19 países.
SOBRE O LIVRO
Título: Flashes de uma aventura – Operação Abacaxi / Flashes of an adventure – Operation Pineapple
Autor: Hugo J. Vidal
Idioma: Bilíngue (Português/Inglês)
Editora: Overlander
Preço: R$ 95,00
Onde comprar: www.overlanderbrasil.com
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo