A nova geração do Audi A1 chega depois de oito anos. O compacto que foi lançado em 2010, passou por várias modificações, inclusive no tamanho. Agora, ele mede 4,03 metros – 56 milímetros a mais do que o anterior- a largura permaneceu a mesma, com 1,74 metro, enquanto a altura é de 1,43 metros, entre-eixos de 2,56 m, porta-malas com capacidade de 335 litros, ou 1. 090 litros com os bancos rebaixados .
Com previsão de chegada ao mercado europeu em outubro, o compacto recebeu um visual mais esportivo, com entradas laterais de ar se destacando na dianteira, frisos adicionais nas soleiras, uma fenda central alongada abaixo do capô com duas aletas e aerofólio traseiro, escapamento duplo, faróis de LED e lanternas também de LED com acabamento escurecido.
O A1 Sportback conta com painel de instrumentos digital com tela de 10,25 polegadas de alta resolução e volante multifuncional, rádio operado por botões multifuncionais, sistema de navegação e sistemas de conectividade.
Dos outros modelos da Audi, o compacto herdou sistemas de assistência ao motorista, como o de programar a distância do veículo à frente, aviso de saída de faixa ajuda o motorista a manter o carro na pista em velocidades a partir de 65 km/h. Limitador de velocidade, Audi Pre sense dianteiro- sensor de radar reconhece situações críticas envolvendo outros veículos, pedestres atravessando ou ciclistas à frente do veículo. O sistema então dá um sinal acústico e visual para avisar o motorista. O assistente de velocidade adaptativa, que também tem um radar como base, mantém a distância desejada do veículo à frente.
A nova geração do A1 Sportback traz uma câmara de ré, além do sensor de estacionamento traseiro. Os sensores ultrassônicos frontais do sistema reconhecem objetos em frente ao carro e emitem avisos acústicos e visuais. Já o park assist estaciona o modelo em vagas paralelas e horizontais.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo