Toyota Etios Cross Cirurgia plástica

Entre os modelos compactos populares disponíveis no mercado nacional, o Toyota Etios é um dos que tem menor apelo visual. Porém, a versão aventureira dispõe de elementos que deram um certo charme ao veículo, mascarando as linhas retas e excessivamente sóbrias, dando um ar mais jovial passível de elogios. Afinal, carros feitos para encarar estrada ruim não precisam ser, necessariamente, bonitos, mas, sim, robustos. E foi justamente isso que os apliques plástcos fizeram com o Etios.

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Assim, o que antes era um defeito, agora passou a ser qualidade, ainda que pouco útil para o dia a dia. Afinal, tudo não passa de maquiagem.

Disponível apenas com motor 1.5l, o Etios Cross tem na parte mecânica todas as qualidades da versão urbana, com destaque para a direção com assistência elétrica, rodas de liga leve de 15 polegadas, e a ausência de equipamentos como sensores crepuscular e de chuva, computador de bordo, entre outros.

O preço, no entanto, é salgado: R$ 48.240, segundo o site da Toyota, já com frete incluso. Porém, é possível escolher entre sete opções de cores sem custo adicional (amarelo, vermelho, prata, azul, preto, cinza e branco).

A versão aventureira já vem com o painel Total Black, aerofólio traseiro, abertura elétrica do porta-malas, ar-condicionado, vidros, retrovisor externo e travas elétricas, alarme e sistema de som com USB. Faltou o Bluetooth.

Vida a bordo
O Etios é diferente e por isso tem o painel de instrumentos no centro do habitáculo, que exige uma radical mudança de hábito do consumidor. O acabamento Total Black é mais requintado, porém não é melhor ou pior do que o anterior.

O motor 1.5 litro, que rende conservadores 96,5 cv de potência máxima a 5.600 rpm (etanol), não empolga e mostrou uma falha durante a semana de testes: morria ao sair em marcha lenta. Normalmente, ao engatar primeira marcha e soltar aos poucos a embreagem, o carro anda. No Etios avaliado, o motor apagava.

Mas, no geral, é um carro honesto, que conta com a força da marca Toyota, sinônimo no Brasil de qualidade e bom atendimento em concessionária.

Infelizmente, os quase R$ 50.000 que se paga no carro é muito, porém em uma rápida pesquisa de preços, é possível constatar que se trata de um mercado que cobra caro pelo plástico, tal como um cirurgião. Afinal, importante é causar uma boa primeira impressão.

Ficha técnica
Toyota Etios Cross
Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16V DOHC flex
Cilindrada: 1.496 cm³
Potência: 96,5/92 cv (etanol/gasolina) a 5.600 rpm
Torque: 13,9 kgfm (e/g) a 3.100 rpm
Câmbio: manual – 5 velocidades
Direção: elétrica
Tração: dianteira
Pneus: 185/60 R15
Freios: disco ventilado na dianteira e tambor na traseira, ABS com EBD
Dimensões: comprimento, 3.893 mm; largura, 1.734 mm; altura, 1.548 mm; entre-eixos, 2.460 mm
Peso: 965 kg
Volumes: porta-malas, 263 litros; tanque de combustível, 45 litros
Desempenho: 0 a 100 km/h em 11,1s (e/g);  velocidade máxima de 187 km/h (e/g)

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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