Yamaha lança linha 2019 de motocross

A Yamaha  lança no Brasil, os modelos 2019 das motocicletas de competição YZ250F e YZ450F. O lançamento é simultâneo com a Europa e Estados Unidos , e por aqui tem preço sugerido de R$ 48.990,00 para a YZ250F, e R$ 52.050,00 para a YZ450F .

Completamente remodelada, a YZ250F tem partida elétrica e aplicativo para gerenciamento de mapas pelo smartphone, ganhou novo chassi, radiador, caixa de filtro de ar e plásticos redesenhados, nova suspensão dianteira KYB®, novo conjunto de corrente e comando, além de um novo motor com maior entrega de potência.

O novo motor da YZ250F está mais leve e potente. Na versão 2019, o novo cilindro está mais verticalizado, diminuindo a fricção e gerando ainda mais potência, o corpo do acelerador Mikuni de 44mm possui novo bico injetor Denso® de 12 orifícios e a vela de ignição agora é de duplo eletrodo. O novo cabeçote recebeu um novo comando de válvulas e as válvulas agora possuem novo diâmetro, tudo para o máximo rendimento do motor, e o pistão está mais leve e resistente, e a taxa de compressão foi aumentada para 13,8.1.

A nova YZ250F 2019 agora possui partida elétrica. O novo motor de partida elétrica está mais leve e eficiente , e para perder peso e ganhar vantagem, o pedal de partida foi eliminado e uma bateria de íons de lítio leve e compacta foi adotada.

Chassi em alumínio

O novo chassi tipo berço semiduplo construído em alumínio foi desenhado para oferecer a melhor relação entre resistência, torção e peso. Além de extremamente leve, proporciona estabilidade tanto em curvas e saltos quanto em nível de tração, fazendo com que toda a energia gerada pelo motor seja transferida para o solo através da roda traseira.

A suspensão dianteira KYB® totalmente ajustável recebeu nova calibragem e pistões maiores, oferecendo melhor progressividade durante a absorção dos impactos e neutralizando os impactos para o piloto. A suspensão traseira também foi atualizada, além da nova calibragem o reservatório de gás está maior, permitindo melhor estabilidade durante provas longas.

Já  a moto YZ450F conta com motor DOHC, 4 tempos, 4 válvulas e refrigeração líquida, e  diversas partes móveis do motor e embreagem foram revistas para melhorar ainda mais a entrega de potência, através da redução de fricção das peças móveis. Outra  mudança é na partida elétrica, deixando o arranque do motor ainda mais rápido para você ganhar mais tempo em suas corridas.

As suspensões KYB receberam novos ajustes de calibração, que em conjunto com os novos espaçadores e suportes do eixo de roda dianteira e traseira atendem a nova demanda de potência e torque do motor, resultando em uma melhor tração da roda dianteira e traseira com o solo. O sistema de Controle de Largada (Launch Control System, LCS) proporciona arrancada mais rápidas através do gerenciamento eletrônico de entrega de potência e torque para a roda traseira, garantindo o tracionamento da roda.

O chassi da YZ450F 2019 é do tipo berço semiduplo em alumínio. Os suportes e a posição de montagem do motor favorecem a centralização de massa e fornecem rigidez torcional para as retas e um equilíbrio ideal entre a sensação de segurança e dinâmica durante as curvas.

 

 Ficha técnica:

Yamaha YZ250F

Motor: 4 tempos, DOHC, refrigeração líquida, 4 válvulas, monocilíndrico

Cilindrada real: 250cc

Diâmetro x curso: 77,0 X 53,6 mm

Taxa de compressão: 13,8.1

Alimentação: Injeção Eletrônica, Mikuni 44mm

Sistema de Ignição: TCI

Embreagem: Multi-disco, úmida

Câmbio: 5 velocidades

Sistema de partida: Elétrica

Chassi: Berço semiduplo em alumínio

Suspensão dianteira / curso: KYB, Garfo invertido, totalmente ajustável / 310mm

Suspensão traseira / curso: KYB, monocross com link, totalmente ajustável / 317mm

Freio: Dianteiro disco de 270 mm de diâmetro e traseiro disco de 245 mm de diâmetro

Pneu: dianteiro 80/100-21 51M, traseiro 100/90-19 57M

Comprimento x Largura x Altura: 2.185  X   825   X   1.275 mm

Distância entre eixos: 1.475 mm

Altura mínima do solo: 330 mm

Tanque de combustível: 6,2 litros

YZ450F

Motor: 4 tempos, DOHC, refrigeração líquida, 4 válvulas, monocilíndrico

Cilindrada real:  449cc

Diâmetro x curso: 97.0×60.8mm

Taxa de compressão: 12.8:1

Alimentação: Injeção Eletrônica, Mikuni 44mm

Embreagem: Multi-disco, úmida

Câmbio:  5 velocidades

Sistema de partida: Elétrica

Tipo do Chassi: Berço semiduplo em alumínio

Suspensão dianteira / curso: KYB, Garfo invertido, totalmente ajustável / 310mm

Suspensão traseira / curso:  KYB, monocross com link, totalmente ajustável / 317mm

Freio: dianteiro disco de 270 mm de diâmetro, traseiro disco de 245 mm de diâmetro

Pneus: dianteiro 80/100-21 51M,traseiro 110/90-19 62M

Comprimento x Largura x Altura: 2.185  X   825   X   1.275 mm

Distância entre eixos: 1.480 mm

Altura mínima do solo: 330 mm

Tanque de combustível:  6,2 litros

 

 

 

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − onze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.