Ford F-150 é a estrela da “Gymkhana10”

Os aficionados da série de pilotagem radical Gymkhana 10, do piloto Ken Block, devem marcar na agenda o dia 17 de dezembro, data que será lançado o novo vídeo no Youtube.  Desta vez a estrela é a picape Ford F-150 1977 tunada. Chamada Hoonitruck, é equipada com o mesmo motor V6 3.5 EcoBoost biturbo usado no Ford GT, ajustado para gerar uma potência bruta de mais de 900 cv e torque de 97 kgfm.

A F-150 Hoonitruck tem a maior peça automotiva de metal já produzida em impressora 3D – um coletor de admissão de alumínio complexo, desenvolvido pela Ford junto com o laboratório digital da Universidade RWTH em Aachen, na Alemanha.

Medindo 600 x 330 x 230 mm e pesando menos de 6 quilos, o coletor de admissão foi construído camada por camada durante cinco dias, usando uma impressora Concept Laser X-Line2000R. Um dos maiores desafios foi garantir que as estruturas de suporte usadas na impressão depois pudessem ser removidas sem danificar a peça.

A impressão 3D é perfeita para a produção de peças únicas sob medida, porque dispensa moldes, reduz os prazos de entrega e também os custos.

Quando a Ford Performance trabalhava com Ken Block na preparação do veículo, foi preciso criar uma estrutura muito grande com um núcleo de treliça complexo para o coletor de admissão, que naquela época não era possível construir nos EUA. Por isso, foi buscada a parceria da universidade alemã.

“As estruturas em forma de treliça são muito complexas e exigem uma enorme quantidade de poder computacional, não apenas para a criação, mas também para a preparação e durante a construção”, diz Raphael Koch, engenheiro da Ford Alemanha.

Antonio Puga

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.