GM comemora 45 anos do campo de provas

O campo de provas da General Motors em Cruz Alta, São Paulo, chega aos 45 anos com investimentos de R$ 60 milhões que em equipamentos para os sete laboratórios, como o de motores e de eletroeletrônica, e a construção da décima sétima pista de teste – ao todo, o complexo ocupa uma área equivalente a 160 mil campos de futebol.


Entre os vários modelos que passaram por vários testes está o Onix. Mecânicos, engenheiros e motoristas de teste, revezam-se dia e noite em testes laboratoriais e de pistas. Com isso, em seis meses é possível simular o desgaste que um automóvel sofreria se rodasse por dez anos em condições normais de trânsito – ou o equivalente a 160 mil quilômetros.
Ao todo, mais de 10 mil testes são realizados no local , como os de corrosão, que consomem 90 toneladas de sal grosso por ano. Já um teste de desenvolvimento de pneu no “Black Lake” consome 480 m3 de água ou o equivalente a 48 caminhões pipa – água é captada da chuva, tratada e reaproveitada.

Veículos são testados em várias condições


Mais de mil litros de combustível utilizados por dia, após os s testes, incluindo os de impacto, os veículos são minuciosamente analisados e depois destruídos. Aproximadamente 300 deles tem o mesmo fim a cada ano.
Os resíduos são destinados a reciclagem e existe uma conscientização para compensações ambientais. Por isso, só em 2018 foram plantadas 6,5 mil novas mudas de árvore.

Laboratórios fazem inúmeros testes

O CPCA (Campo de Prova da Cruz Alta) é a validação de itens avançados de conectividade, segurança e eficiência energética. Agora ele conta com uma nova pista de testes: recém-construída Rampa Estendida tem diferentes ângulos de inclinação para simular longas subidas. A nova pista está sendo utilizada para complementar os parâmetros de calibração de sistemas eletrônicos, que vão se tornar mais comum em modelos de produção regional. A instalação auxilia ainda nos testes de durabilidade, melhorando a correlação com o uso em campo.
Esta é a décima sétima pista. Somadas, elas se aproximam dos 44 quilômetros. Já os sete laboratórios, as oficinas e outras edificações de apoio ocupam uma área de 27 mil metros quadrados.

Pistas simulam condições de estradas e centros urbanos

Essa estrutura irá validar um veículo para que ele resista às mais variadas condições de pavimento, clima e tráfego que irá enfrentar ao longo de sua vida útil. O CPCA também é referência mundial quanto ao desenvolvimento de sistemas de suspensão, freios e direção, calibração de motores, assim como experimentos de durabilidade.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

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