Caminhão Cargo terá pacote de conectividade

A conectividade não é mais um privilégio dos carros mais modernos. Os caminhões também estão recebendo esta nova tecnologia, caso da Ford que  até o final deste ano disponibiliza para as famílias de caminhões  Cargo, um pacote inédito de tecnologia, conectividade e serviços. Denominado de Ford Connect, o sistema inclui central multimídia com tela de sete polegadas e serviço completo de telemetria e rastreamento Fordtrac, além de contrato de manutenção por quilômetro rodado Ford Service. O objetivo é dar total apoio à produtividade e segurança do transportador com o uso de novas tecnologias.

O pacote Ford Connect poderá ser instalado em todos os caminhões médios, semipesados e pesados da linha Cargo a partir do modelo 2015. Entre outras novidades, a central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas é a primeira para caminhões no Brasil a oferecer conexão com Android Auto, além de Apple CarPlay. Ela é equipada com rádio AM/FM, entrada USB, Bluetooth, comando de voz para celular e acesso a aplicativos como o Waze.

O serviço de rastreamento e telemetria Fordtrac é um dos mais modernos e inclui diversas funções de produtividade e segurança, com acompanhamento online em tempo integral das operações do veículo por uma equipe dedicada. Além de bloqueio eletrônico e serviço de pronta-resposta em caso de roubo, conta com leitura de códigos de falha em tempo real que permite atuar de forma preventiva em qualquer problema para manter o veículo em serviço, com suporte dos distribuidores e da engenharia da Ford.

O contrato de serviços Ford Service inclui manutenção preventiva, peças de desgaste e manutenção corretiva do caminhão, cobrada com base na quilometragem rodada, de acordo com o perfil de operação e uso do cliente.

O pacote da Ford foi  apresentado durante a Fenatran, e foi desenvolvido em parceria com a Bosch, Autotrac, Cummins e Eaton, e apoio do Instituto PARAR, tendo como base um caminhão Cargo 8×2 com transmissão automatizada. Entre outros recursos que também serão oferecidos futuramente pela marca,  é o sistema autônomo de frenagem, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, alerta de fadiga e monitoramento com câmeras de 360 graus por uma central de operações. Conta ainda com gerenciamento inteligente de carga, sistema de leitura de placas de trânsito, ajuste automático de torque e potência, sistema de diagnóstico preventivo e um aplicativo que mede o desempenho do motorista.

 

 

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + 9 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.