Bombeiros treinam salvamento em carros elétricos

Mais de 170 bombeiros de todo o país participaram em Chapecó, Santa Catarina, do Holmatro Rescue Experience, entre as oficinas do maior treinamento de resgate veicular da América Latina, estava o atendimento as vítimas de acidentes com carros elétricos.  Para isso, a Nissan disponibilizou o Leaf, carro elétrico que começa a ser vendido no Brasil.

A oficina de carros elétricos contou com treinamento teórico, ministrado por um especialista da Nissan, e também prático, com a utilização do Leaf na simulação dos resgates. Assim, representantes de equipes de bombeiros de 17 estados do Brasil puderam aprender as principais características de um veículo elétrico, os pontos de avaliação deles no momento de um resgate, os procedimentos para desligamento do sistema de energia e como proceder nas intervenções. Para ser ainda mais realista, a simulação incluiu o corte da carroceria dos carros para acesso aos ocupantes.

Os carros elétricos são veículos modernos e contam com os mais avançados recursos de segurança veicular. Isso é uma garantia de proteção aos ocupantes, mas estes carros têm algumas características e arquitetura diferenciada de carroceria, por isso é importante que os bombeiros se familiarizem com esta novidade, já que temos certeza de que os automóveis elétricos vão ser presença cada vez mais comum nas ruas e estradas do país.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 14 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.