O Brasil é um dos primeiros colocados no triste ranking de mortes no trânsito. Anualmente mais de 300 mil pessoas perdem a vida, mesmo com campanhas e fiscalização nas rodovias e cidades do país. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 1,25 milhão de pessoas morrem em acidentes no trânsito todos os anos.
Segundo dados da Universidade Federal do Paraná em parceria com a ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária) pequenos municípios do Brasil (com até 100 mil habitantes) concentram praticamente a metade das vítimas de trânsito do país (49%), apesar de frota pequena e pouco fluxo de veículos.
A cidade de Lüdenscheid, na Alemanha, com cerca de 74 mil habitantes, provou que é possível mudar este cenário trágico. Nos últimos sete anos não foi registrada nenhuma morte por trânsito, devido a uma ação conjunta de vereadores, administradores e cidadãos . O reconhecimento veio na forma do prêmio Dekra Vision Zero.
Essa avaliação, que elegeu a cidade alemã, teve como base o mapa interativo do mundo, onde especialistas da Dekra avaliam constantemente as últimas estatísticas de acidentes disponíveis. Para muitos países da Europa, EUA, Japão e agora também Canadá, México e Austrália, o demonstrativo on-line mostra as vilas e cidades com mais de 50 mil habitantes que atingiram zero mortes no trânsito em pelo menos um ano desde 2009.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo