Trânsito sem mortes

O Brasil é um dos primeiros colocados no triste ranking de mortes no trânsito. Anualmente mais de 300 mil pessoas perdem a vida, mesmo com campanhas e fiscalização nas rodovias e cidades do país. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 1,25 milhão de pessoas morrem em acidentes no trânsito todos os anos.

Trânsito faz milhares de vítimas no país

Segundo dados da Universidade Federal do Paraná em parceria com a ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária) pequenos municípios do Brasil (com até 100 mil habitantes) concentram praticamente a metade das vítimas de trânsito do país (49%), apesar de frota pequena e pouco fluxo de veículos.

A cidade de Lüdenscheid, na Alemanha, com cerca de 74 mil habitantes, provou que  é possível mudar este cenário trágico. Nos últimos sete anos não foi registrada nenhuma morte por trânsito, devido a uma ação conjunta de vereadores, administradores e cidadãos . O reconhecimento veio na forma do prêmio Dekra Vision Zero.

Cidade alemã recebeu prêmio por ter índice zero de mortes no trânsito

Essa avaliação, que elegeu a cidade alemã, teve como base o mapa interativo do mundo, onde especialistas da Dekra avaliam constantemente as últimas estatísticas de acidentes disponíveis. Para muitos países da Europa, EUA, Japão e agora também Canadá, México e Austrália, o demonstrativo on-line mostra as vilas e cidades com mais de 50 mil habitantes que atingiram zero mortes no trânsito em pelo menos um ano desde 2009.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − dois =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.