Ducati Superleggera V4, uma moto para poucos

A Ducati está lançando sua moto mais potente, a Panigale Superleggera V4. Ela é tão especial que só serão produzidas 500 unidades, numeradas individualmente. Sem contar que é a única motocicleta de rua do mundo com chassi, braço oscilante e rodas de fibra de carbono, aerodinâmica extrema com duas asas (biplano).  O modelo custa nada menos do que R$ 700 mil, e para tê-la é preciso um sinal de R$ 100 mil. A entrega começa em  junho.

A Superleggera V4  tem toda a estrutura de suporte do chassi (chassi, chassi auxiliar, chassi de balanço e rodas) de material composto, uma redução de peso de 6,7 kg.  Muitos componentes são feitos de fibra de carbono.

A moto tem motor de 998 cm3 , V4, 224 CV na configuração estrada e 234 CV quando equipado com o escape para uso em pista, incluído no kit de corrida fornecido com a motocicleta.

Com o uso de componentes de fibra de carbono, titânio e magnésio e outros fabricados em alumínio sólido, a moto tem um peso seco de  159 kg (16 kg a menos que a Panigale V4), resultando em uma relação potência/peso de 1,41 hp/kg. Com o kit de corrida  a configuração da pista aumentam a potência para 234 hp, diminuindo o peso para 152,2 kg e aumenta a relação potência/peso para 1,54 hp/kg.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.