A pandemia do Covid-19 paralisou todos os setores da economia brasileira, mas alguns fabricantes de automóveis do país não ficaram de braços cruzados aguardando o fim da doença. A ações vão desde produzir máscaras hospitalares, consertar respiradores, empréstimo de veículos, até máscaras para a população.
A Renault vem produzindo protetores para os profissionais de saúde. O Equipamento de Proteção Individual (EPI) é confeccionado em impressores 3D. A empresa também cedeu veículos para a Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais (PR), onde tem fábrica, para atendimento aos pacientes.
A PSA adaptou a fábrica de Porto Real (RJ), para produzir protetores faciais que serão doados para municípios daquela região. Já a General Motors irá recuperar respiradores danificados.
Outra montadora que vem fazendo a sua parte é a Volkswagen que emprestou 100 veículos para os municípios onde tem fábricas, além de atender ao governo do Estado de São Paulo. Por enquanto, as ações são de empréstimo de veículos e doação de máscaras.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo